A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p323

Palavras-chave:

Percepção Pública da Ciência, Análise Multivariada, Cultura científica e escola, Modelo de Moderação, Indicadores

Resumo

As pesquisas de percepção da ciência e tecnologia (C&T) destacam o que a população conhece, entende e pratica sobre Ciência e fornecem indicadores que auxiliam na proposição e avaliação de políticas públicas em educação e C&T. Neste trabalho, desenvolvemos um estudo quantitativo com base em um modelo teórico e instrumentos previamente validados, com o objetivo de realizar uma investigação sobre a concepção de estudantes acerca de C&T. Participaram dessa pesquisa 317 estudantes ingressantes nos cursos da área de Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira. O tratamento estatístico das respostas se deu em duas etapas: a primeira consistiu na redução dimensional e construção de índices usando a análise de componentes principais e avaliação da consistência interna (alpha de Cronbach); na segunda, realizamos testes de dependência bivariadas e multivariadas por meio de regressão linear e correlação, além de análise de efeito de moderação. Dentre os resultados, salientamos que houve correlação positiva entre interesse e informação em C&T, dependência da autoeficácia em relação às aulas de Ciências, bem como a influência da moderadora aulas de ciência na relação entre interesse e informação em C&T. Ressaltamos a potencialidade de utilizar a modelagem estatística para estudo de outros grupos sociais a fim de construir indicadores estáveis de Percepção Pública da Ciência.

Biografia do Autor

Helga Gabriela Aleme, Universidade Federal de São Paulo.

Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Raquel Roberta Bertoldo, Universidade de São Paulo.

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo.

Professor titular do departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisador 1C do CNPq. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas.

Referências

Adorno, T.& Horkheimer, M. (1985). Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Baron, R. M., & Kenny, D. A. (1986). The moderator–mediator variable distinction in social psychological research: Conceptual, strategic, and statistical considerations. Journal of Personality and Social Psychology, 51(6), 1173–1182. https://dx.doi.org/10.1037//0022-3514.51.6.1173

Bandura, A. (1997). Self-Efficacy: The Exercise of Control, Freeman, New York, United States of America.

Bertoldo, R. R, Cunha, M. B da, Strieder, D. M, & Silva, A. S da. (2015). Momentos de Leitura na Escola: Tem Ciência? In M. Giordan & M. B. Cunha da (Orgs.). Divulgação Científica na Sala de Aula: Perspectivas e Possibilidades. Ijuí, RS: Unijuí.

Bertoldo, R. R. (2019). Concepções de Ciência e Tecnologia de estudantes ingressantes da Universidade de São Paulo. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. https://dx.doi.org/10.11606/T.81.2019.tde-16062020-171356

Castelfranchi, Y., Vilela, E. M., De Lima, L. B., Moreira, I. C., & Massarani, L. (2013). As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o ‘paradoxo’ da relação entre informação e atitudes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 20(1), 1163-1183. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000400005

Cavas, B., Cavas, P., Tekkaya, C., Cakiroglu, J., & Kesercioglu, T. (2009). Turkish Students’ Views on Environmental Challenges with respect to Gender: An Analysis of ROSE Data. Science Education International, 20(1-2), 69-78. Recuperado de http://www.icaseonline.net/sei/files/p6.pdf

CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. (2019). A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil. Brasília, DF: MCTIC. Recuperado de https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/percepcao_web.pdf

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); GALLUP. (1987). O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia? Rio de Janeiro, RJ: CNPq/GALLUP.

Cronbach L. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychomerika,16, 297-334. https://dx.doi.org/10.1007/BF02310555

Cunha, M. B. da. (2009). A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. https://dx.doi.org/ 10.11606/T.48.2010.tde-02032010-091909

Cunha, M. B. da & Giordan, M. (2012). As percepções na teoria sociocultural de Vigotski: uma análise na escola. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(1), 113-125. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37700

European Commission (2008). 35 years of Eurobarometer European Integration as Seen by Public Opinion in the Member States of the European Union: 1973–2008. European Commission, Brussels, Belgium. Recuperado de https://europa.eu/eurobarometer/screen/home

European Commission (2011). Special Eurobarometer 340: science and technology. European Commission, Brussels, Belgium. Recuperado de https://europa.eu/eurobarometer/screen/home

Field, A. (2020). Análise de fatores exploratória. In A. Field (Ed.), Descobrindo a estatística usando o SPSS (pp. 553-605). Porto Alegre, RS: Penso.

Fonseca-Janes, C. X., & Lima, E. A. (2013). O processo de formação de conceitos na perspectiva vigotskiana. Revista Da FAEEBA - Educação E Contemporaneidade, 22(39). https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p

Hair, J. F., Anderson, R., & Babin, B. (2009). Análise Fatorial. In Hair, J.F. (Ed.), Multivariate Data Analysis. Porto Alegre, RS: Bookman.

Hargittai, E. (2008). An Update on Survey Measures of Web-Oriented Digital Literacy. Social Science Computer Review, 27(1), 130-137. https://dx.doi.org/10.1177/0894439308318213

Hargittai, E. & Hsieh, Y. P. (2012). Succinct Survey Measures of Web-Use Skills. Social Science Computer Review, 30 (1), 371–379. https://dx.doi.org/10.1177/0894439310397146

Hayes, A. F. (2017). Moderation analysis. In T. D. Little (Ed.), Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis, second edition: a regression-based approach (pp.219-266). The Guilford Press, New York, United States of America.

Jidesjö, A., Oscarsson, M., Karlsson, K., & Strömdahl, H. (2009). Science for all or science for some: What Swedish students want to learn about in secondary science and technology and their opinions on science lessons. Nordic Studies in Science Education – NorDiNa, 5(2), 213-229. https://dx.doi.org/10.5617/nordina.352

Jolliffe, I. T. (2010). Properties of Sample Principal Components. In Jolliffe, I.T. (Ed.) Principal component analysis (pp. 29-62). Springer, New York, United States of America.

Lavonen, J., Byman, R., Uitto, A., Juuti, K., & Meisalo, V. (2008). Students’ interest and experiences in physics and chemistry related themes: Reflections based on a ROSE-survey in Finland. Themes in Science and Technology Education, 1(1), 7-36. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1131483.pdf

Lima, G. S. (2016). O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. https://dx.doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-16082016-093959

Lima, G. S.,& Giordan, M. (2018). O Movimento Docente para o Uso da Divulgação Científica em Sala de Aula: Um Modelo a partir da Teoria da Atividade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18 (2), 493-520. https://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182493

Maroco, J. & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a Fiabilidade do Alfa de Cronbach? Questões Antigas e Soluções Modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90. https://dx.doi.org/10.14417/lp.763

National Science Board (NSB). (2018). Science and Engineering Indicators 2018. NSB 20181. National Science Foundation, Arlington, United States of America. Recuperado de https://www.nsf.gov/statistics/2018/nsb20181/assets/404/science-and-technology-public-attitudes-and-understanding.pdf

NORC, National Opinion Research Center. (1973). General Social Survey. Inter-university Consortium for Political and Social Research, Ann Arbor, United States of America. Recuperado de https://www.norc.org/Research/Projects/Pages/general-social-survey.aspx

OCDE. (2016). Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo, SP: Fundação Santillana. Recuperado de https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2016/pisa_brasil_2015_sumario_executivo.pdf

OCDE (2016). PISA 2015 Assessment and Analytical Framework: Science, Reading, Mathematic and Financial Literacy. OECD Publishing, Paris, France. Recuperado de https://www.oecd.org/education/pisa-2015-assessment-and-analytical-framework-9789264281820-en.htm

OCDE. (2019). Pisa 2018 assessment and analytical framework. OECD Publishing, Paris, France. Recuperado de https://www.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2018-assessment-and-analytical-framework_b25efab 8-en

Pagliarini, C. R. & Almeida, M. J. P. M. (2015). Física Quântica numa leitura de Divulgação Científica no início do Ensino Médio: manifestações dos estudantes In M. Giordan, M.B Cunha da (Orgs). Divulgação Científica na Sala de Aula: Perspectivas e Possibilidades (pp. 249-284). Ijuí, RS: Unijuí.

Paulo, W. O. (2016). Modelo metodológico de construção de indicadores de uso de TIC para gestão da produção de planos de ensino. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. https://dx.doi.org/10.11606/T.81.2016.tde-08122016-154833

Polino, C., & Castelfranchi, Y. (2017): Consumo informativo sobre ciencia y tecnología. Validez y relevancia del índice ICIC para la medición de la percepción pública. In R. Barrere (Org.). El estado de la ciencia 2017: principales indicadores de ciencia y tecnología Iberoamericanos / Interamericanos, RICYT-OEI, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de http://www.ricyt.org/wp-content/uploads/2017/10/files_Estado-de-la-Ciencia-2017_E_2017_2_4_Consumo_Informativo_sobre_Ciencia_y_Tecnologia.pdf

Polino, C., & Rodriguez, G. (2015). Percepción pública de la ciencia y la tecnología en Iberoamérica: evolución de las encuestas y comparaciones internacionales. In R. Barrere (Org.). El estado de la ciencia 2015: principales indicadores de ciencia y tecnología Iberoamericanos / Interamericanos, RICYT-OEI, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de http://www.ricyt.org/wp-content/uploads/2015/12/files_MAntigua.pdf

Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2000). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, 2(2), 1-23. https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172000020202

Sarjou, A. A., Soltani, A., Afsaneh, K., & Mahmoudi, S. A. (2012). Study of Iranian Students’ Attitude towards Science and Technology, School Science and Environment, Based on the ROSE Project. Journal of Studies in Education, 2(1), 90-103. http://dx.doi.org/10.5296/jse.v2i1.961

Schreiner, C., & Sjøberg, S. (2004). ROSE the relevance of science education: sowing the seeds of ROSE. Department of Teacher Education and School Development, University of Oslo, Oslo, Norway. Recuperado de https://roseproject.no/key-documents/key-docs/ad0404-sowing-rose.pdf

Tolentino-Neto, L. C. B. de. (2008). Os interesses e posturas dos alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. https://dx.doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-16062008-155323

Vázquez, Á., & Manassero, M. A. (2008). El declive de las actitudes hacia la ciencia de los estudiantes: un indicadorinquietante para la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 5 (3), 274-292. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2008.v5.i3.03

Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. (Tradução: Paulo Bezerra). São Paulo, SP: Martins Fontes.

Publicado

2022-05-01

Como Citar

Aleme, H. G., Bertoldo, R. R., & Giordan, M. (2022). A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 323–348. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p323

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)