A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p323Palavras-chave:
Percepção Pública da Ciência, Análise Multivariada, Cultura científica e escola, Modelo de Moderação, IndicadoresResumo
As pesquisas de percepção da ciência e tecnologia (C&T) destacam o que a população conhece, entende e pratica sobre Ciência e fornecem indicadores que auxiliam na proposição e avaliação de políticas públicas em educação e C&T. Neste trabalho, desenvolvemos um estudo quantitativo com base em um modelo teórico e instrumentos previamente validados, com o objetivo de realizar uma investigação sobre a concepção de estudantes acerca de C&T. Participaram dessa pesquisa 317 estudantes ingressantes nos cursos da área de Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira. O tratamento estatístico das respostas se deu em duas etapas: a primeira consistiu na redução dimensional e construção de índices usando a análise de componentes principais e avaliação da consistência interna (alpha de Cronbach); na segunda, realizamos testes de dependência bivariadas e multivariadas por meio de regressão linear e correlação, além de análise de efeito de moderação. Dentre os resultados, salientamos que houve correlação positiva entre interesse e informação em C&T, dependência da autoeficácia em relação às aulas de Ciências, bem como a influência da moderadora aulas de ciência na relação entre interesse e informação em C&T. Ressaltamos a potencialidade de utilizar a modelagem estatística para estudo de outros grupos sociais a fim de construir indicadores estáveis de Percepção Pública da Ciência.Referências
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