A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p323

Palabras clave:

Percepção Pública da Ciência, Análise Multivariada, Cultura científica e escola, Modelo de Moderação, Indicadores

Resumen

As pesquisas de percepção da ciência e tecnologia (C&T) destacam o que a população conhece, entende e pratica sobre Ciência e fornecem indicadores que auxiliam na proposição e avaliação de políticas públicas em educação e C&T. Neste trabalho, desenvolvemos um estudo quantitativo com base em um modelo teórico e instrumentos previamente validados, com o objetivo de realizar uma investigação sobre a concepção de estudantes acerca de C&T. Participaram dessa pesquisa 317 estudantes ingressantes nos cursos da área de Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira. O tratamento estatístico das respostas se deu em duas etapas: a primeira consistiu na redução dimensional e construção de índices usando a análise de componentes principais e avaliação da consistência interna (alpha de Cronbach); na segunda, realizamos testes de dependência bivariadas e multivariadas por meio de regressão linear e correlação, além de análise de efeito de moderação. Dentre os resultados, salientamos que houve correlação positiva entre interesse e informação em C&T, dependência da autoeficácia em relação às aulas de Ciências, bem como a influência da moderadora aulas de ciência na relação entre interesse e informação em C&T. Ressaltamos a potencialidade de utilizar a modelagem estatística para estudo de outros grupos sociais a fim de construir indicadores estáveis de Percepção Pública da Ciência.

Biografía del autor/a

Helga Gabriela Aleme, Universidade Federal de São Paulo.

Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Raquel Roberta Bertoldo, Universidade de São Paulo.

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo.

Professor titular do departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisador 1C do CNPq. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas.

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Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. (Tradução: Paulo Bezerra). São Paulo, SP: Martins Fontes.

Publicado

2022-05-01

Cómo citar

Aleme, H. G., Bertoldo, R. R., & Giordan, M. (2022). A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 27(1), 323–348. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p323

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