ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA: DESAFIOS ENFRENTADOS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p459Palavras-chave:
Ciências da Natureza e da Matemática, Desafios da interdisciplinaridade, Formação de professoresResumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar e discutir os desafios enfrentados na implementação de práticas interdisciplinares na formação inicial dos licenciandos da área das Ciências da Natureza e da Matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como sujeitos de pesquisa licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia utilizada no Projeto Interlicenciaturas foi a Pesquisa de Design Educacional, a qual identifica problemas reais e busca solucioná-los. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de inscrição no projeto de ensino, questionário de avaliação final, observações e anotações; as análises ocorreram por meio de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Os resultados indicam diversos obstáculos em relação ao planejamento e à execução do projeto com perspectiva interdisciplinar. Os desafios que emergiram foram: incompatibilidade de horários para realização do projeto, captação e manutenção dos licenciandos participantes, alta variabilidade de semestres entre os graduandos, resistência em construir atividades interdisciplinares, dificuldades de relacionamentos com os colegas de grupo, falta de tempo para realizar as atividades e para reunir-se com o grupo. Foram realizadas diferentes ações, buscando superar os desafios enfrentados na implementação de práticas interdisciplinares, como reorganização dos grupos de trabalho, além de momentos de orientação e mediação com esses, também, contamos com a contribuição de professores externos como colaboradores do projeto.Referências
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