ALGUMAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIAS, PSEUDOCIÊNCIA E MOVIMENTOS ANTICIENTÍFICOS

Autores

  • Mário Lucas Miguel Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Leandro José dos Santos Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Leonardo Antônio Mendes de Souza Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal http://orcid.org/0000-0001-8374-984X

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p191

Palavras-chave:

Pseudociência, Anticientificismo, Negacionismo

Resumo

No presente trabalho, temos como objetivo analisar de forma qualitativa e interpretativa as concepções de alguns estudantes de ensino médio a respeito dos processos de produção e validação do conhecimento científico. Para isso, fizemos uma revisão a respeito dos conceitos de conhecimento, metodologias científicas, pseudociência, negacionismo e anticientificismo. Esses conceitos foram apresentados e discutidos dentro do contexto da atual revolução nas formas de comunicação e suas implicações. Para ilustrar esses conceitos, trouxemos temas que ganharam grande repercussão no ambiente virtual, como o crescimento de movimentos como Terraplanismo e Antivacinas, e também negacionismo com relação a mudanças climáticas. Elaboramos então um questionário que foi aplicado na forma de entrevistas semiestruturadas, para investigar como estudantes do ensino médio reagiriam a estes temas. Com nossa análise percebemos que os estudantes que entrevistamos têm uma visão dogmática de ciência e frequentemente confundem os termos “científico” e “verdadeiro”. Também confundem fatos científicos com opinião, especialmente quando se trata de ciências humanas. Estas observações podem estar associadas a uma defasagem na compreensão de aspectos relativos à produção do conhecimento científico, bem como as questões históricas e socioculturais que o permeiam. Tal abordagem é prevista nos documentos norteadores da educação Brasileira, mas conforme veremos, existe um abismo entre esses documentos e as escolas da rede pública.

Biografia do Autor

  • Leonardo Antônio Mendes de Souza, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
    Possui curso técnico em eletrônica pelo CEFET-MG (1998), graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2004), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), pós-doutorado com bolsa CAPES na University of Nottingham (2015). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas quânticos abertos, fundamentos da teoria quântica, metrologia quântica, não-Markovianidade, correlações quânticas em geral. Atualmente também executa pesquisa em Ensino de Física. Atualmente professor Associado I, com dedicação exclusiva, no Campus UFV-Florestal.

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2022-05-01

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Como Citar

ALGUMAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIAS, PSEUDOCIÊNCIA E MOVIMENTOS ANTICIENTÍFICOS. (2022). Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 191-222. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p191