ENFRENTAMENTOS PARA O NEGACIONISMO CIENTÍFICO: EXPLORANDO A NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR de FACT-CHECKING
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p101Palavras-chave:
Vacinas, Credibilidade, Fake newsResumo
O negacionismo científico, marcado pelo descrédito e pela falta de confiança nas ciências e em suas instituições, aliado a problemas recorrentes na educação científica, tem levado pesquisadores a repensar estratégias e a buscar caminhos tanto para compreender o fenômeno quanto para combater seu impacto no ensino e aprendizagem de ciências. Nessa direção, este estudo objetiva avaliar o potencial pedagógico de publicações do tipo fact-checking para a abordagem de noções sobre natureza da ciência (NDC) em aulas de ciências. Para isso, identificamos e caracterizamos elementos de NDC em fact-checking sobre vacinas e autismo, com base no perfil parcial de confiabilidade na ciência, proposto por Douglas Allchin e colaboradores, incluindo suas atualizações voltadas ao contexto das mídias sociais. A partir dessa análise, inferimos que há uma prevalência de dimensões relacionadas ao eixo sociocultural em detrimento dos eixos conceituais e observacionais. Enfatizamos que autoridade, credibilidade, confiança epistêmica e dependência epistêmica, fatores associados à comunicação, tiveram destaque no âmbito das fake news. Diante desse resultado, apontamos possibilidades para trabalhar em sala de aula aspectos de NDC pouco aludidos pelas publicações. Esperamos que as discussões aqui apresentadas sejam fomentadas na formação de professores de ciências, contribuindo para sua abordagem na educação básica, especialmente em cenários negacionistas.Referências
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