PROBLEMATIZANDO A NOÇÃO DE PROVA COM BASE EM ESTUDOS DE HISTÓRIA DA COSMOLOGIA E NATUREZA DA CIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p621

Palavras-chave:

natureza da ciência, história e filosofia da ciência, provas científicas, educação em astronomia, ensino de ciências, Negacionismo científico

Resumo

Pesquisas sobre visões de natureza da ciência (NdC) de alunos e professores da educação básica têm identificado, há décadas, uma predominância de visões consideradas “inadequadas”, “deformadas” ou “pouco informadas”. Boa parte dessas concepções estão relacionadas a uma confiança excessiva na autoridade da ciência, supervalorizando o papel da experimentação como forma de supostamente provar que as teorias científicas seriam verdadeiras. Essa questão se fortaleceu, na última década, como um dos desafios mais urgentes para a pesquisa em educação científica, em função do aumento do negacionismo científico, que envolve um questionamento também ingênuo da legitimidade de pesquisas científicas. Com base em estudos sobre a história da cosmologia do século XX, particularmente na controvérsia entre a teoria do Big Bang e do universo em Estado Estacionário, argumentamos que esse episódio tem potencial para promover discussões explícitas sobre o conceito de provas na ciência, e, portanto, de contribuir para a problematização de visões cientificistas e negacionistas na formação de professores. Esta pesquisa reforça empiricamente o argumento de que uma abordagem contextual de temas científicos, pautada na história da ciência contribui com a educação científica visando uma melhor compreensão da dinâmica científica.

Biografia do Autor

Alexandre Bagdonas, UFLA, Professor Adjunto

Pesquisador em Ensino de Física, com experiência em História da Física e suas contribuições para o Ensino de Ciências

Maria Emília Faria Seabra, UFLA

Licenciada em Física na UFLA, Mestra em Ensino de Física no MNPEF - UFLA

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Bagdonas, A., Martins Maciel, A. M., Celestino Silva, C., & Faria Seabra, M. E. (2024). PROBLEMATIZANDO A NOÇÃO DE PROVA COM BASE EM ESTUDOS DE HISTÓRIA DA COSMOLOGIA E NATUREZA DA CIÊNCIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 621–643. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p621

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Artigos