FUNÇÕES EPISTÊMICAS DE MODELOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOGENÉTICA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • Paula Cristina Cardoso Mendonça Universidade Federal de Ouro Preto
  • Denise Suzane de Oliveira Cláudio Programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e Colégio Teixeira Dias
  • Luiz Gustavo Franco Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p349

Palavras-chave:

modelos, funções epistêmicas, ensino de Biologia, citogenética

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos como professores de Biologia em formação inicial mobilizam funções epistêmicas de modelos nos processos de ensino e aprendizagem em citogenética. Coletamos dados de interações de um grupo de licenciandos em uma sequência didática sobre divisão celular que envolveu a prática de modelagem. Para análise, transcrevemos situações com maior potencialidade analítica, organizadas em cenas e episódios de ensino. Os resultados indicam que os licenciandos mobilizaram diferentes funções epistêmicas dos modelos em discussão: (i) representar, no sentido de similaridade e no sentido de estar no lugar; (ii) investigar e prever; (iii) comunicar; (iv) dar suporte a argumentos e explicações científicas; (v) simplificar e (vi) disponibilizar uma imagem conceitual. Funções epistêmicas relacionadas à comunicação de ideias e argumentação ampliaram oportunidades para que dúvidas de caráter conceitual e/ou visões distorcidas de alguns conceitos emergissem nas interações. Além disso, o estudo aponta implicações para a formação de professores e o ensino de Biologia, especialmente no que diz respeito ao uso da modelagem não apenas como uma atividade de mera manipulação ou representação, mas como uma oportunidade para refletir sobre modelos como artefatos epistêmicos ao possibilitar a vivência mais autêntica da prática científica em contextos de ensino.

Biografia do Autor

Paula Cristina Cardoso Mendonça, Universidade Federal de Ouro Preto

Formação acadêmica: Licenciatura em química (UFMG); mestrado e doutorado em educação (UFMG). Professora do departamento de química e Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Cardoso Mendonça, P. C., Cláudio, D. S. de O., & Franco, L. G. (2022). FUNÇÕES EPISTÊMICAS DE MODELOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOGENÉTICA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 349–366. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p349

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