FUNÇÕES EPISTÊMICAS DE MODELOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOGENÉTICA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • Paula Cristina Cardoso Mendonça Universidade Federal de Ouro Preto
  • Denise Suzane de Oliveira Cláudio Programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto e Colégio Teixeira Dias
  • Luiz Gustavo Franco Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p349

Palavras-chave:

modelos, funções epistêmicas, ensino de Biologia, citogenética

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos como professores de Biologia em formação inicial mobilizam funções epistêmicas de modelos nos processos de ensino e aprendizagem em citogenética. Coletamos dados de interações de um grupo de licenciandos em uma sequência didática sobre divisão celular que envolveu a prática de modelagem. Para análise, transcrevemos situações com maior potencialidade analítica, organizadas em cenas e episódios de ensino. Os resultados indicam que os licenciandos mobilizaram diferentes funções epistêmicas dos modelos em discussão: (i) representar, no sentido de similaridade e no sentido de estar no lugar; (ii) investigar e prever; (iii) comunicar; (iv) dar suporte a argumentos e explicações científicas; (v) simplificar e (vi) disponibilizar uma imagem conceitual. Funções epistêmicas relacionadas à comunicação de ideias e argumentação ampliaram oportunidades para que dúvidas de caráter conceitual e/ou visões distorcidas de alguns conceitos emergissem nas interações. Além disso, o estudo aponta implicações para a formação de professores e o ensino de Biologia, especialmente no que diz respeito ao uso da modelagem não apenas como uma atividade de mera manipulação ou representação, mas como uma oportunidade para refletir sobre modelos como artefatos epistêmicos ao possibilitar a vivência mais autêntica da prática científica em contextos de ensino.

Biografia do Autor

Paula Cristina Cardoso Mendonça, Universidade Federal de Ouro Preto

Formação acadêmica: Licenciatura em química (UFMG); mestrado e doutorado em educação (UFMG). Professora do departamento de química e Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

Alberts, B., Bray, D., & Johnson, A. (2011). Fundamentos da Biologia Celular São Paulo: Artmed

Armenta, M. C. (2008). Algunas ideias del alumnado de secundaria sobre conceptos básico de genética. Enseñanza de las ciencias, 26(2), 227-244. Recuperado de https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/118096

Ayuso, G., & Hernández, E. B. (2002). Alternativas a la enseñanza de la genética en educación secundaria. Enseñanza de las ciencias, 20(1), 133-157. https://10.5565/rev/ensciencias.3983

Barden-Gabbei, L. M. (2006). Demonstrating Biological Principles Efficiently & Effectively: The Overhead Is More than Just a Lighted Chalkboard. The American Biology Teacher, 68(8), 357-361. https://doi.org/10.2307/4452012

Blanco-Anaya, P., Bustamante, J. D., & Mendonça, P. C. C. (2019). Las destrezas argumentativas en la evolucio?n de modelos en una actividad de geologi?a. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16, 3105. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i3.3105

Carvalho, A. M. P. (2006). Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula Ijuí, RS: Unijuí.

Clark, D. C., & Mathis, P. M. (2000). Modeling Mitosis & Meiosis: A Problem-Solving Activity. The American Biology Teacher, 62(3), 204-206. https://10.2307/4450874

Cláudio, D. S. O., & Mendonça, P. C. C. (2021). Construindo práticas científicas no processo de ensino e aprendizagem do ciclo celular. In L. G. F. (Org.). (Ed.), Ciência em contexto: propostas para construir espaços-tempos de ciência na escola (Vol. 269-297). São Paulo, SP: Na Raiz.

Cohen, C., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research Methods in Education (7th ed.). London and New York: Routledge.

Diniz-Pereira, J. E. (2011). A prática como componente curricular na formação de professores Revista do centro de educação UFSM, 36(2), 203-218. https://doi.org/10.5902/198464443184

Duda, H. J., & Adpriyadi. (2020). Student's Misconceptions in Concept of Biology Cel. . Anatolian Journal of Education, 5(1), 47-52. https://doi.org/10.29333/aje.2020.515a

Duschl, R. A. (2008). Science education in three-part harmony: balancing conceptual, epistemic and social learning goals. . Review of Research in Education, 32(1), 268-291. https://doi.org/10.3102/0091732X07309371

Felipe, A. E., Gallarreta, S. C., & Graciela, M. (2005). La modelización en la enseñanza de la biología del desarollo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 4(5), 1-32. https://doi.org/10.14483/23448350.12972

Fernández, M. M. F., & Tejada, M. P. J. (2019). Difficulties learning about the cell. Expectations vs. reality. Journal of Biological Education, 53(3), 333-347. https://doi.org/10.1080/00219266.2018.1469542

Franco, L. G., & Munford, D. (2020). O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u687719

Fuchs, T. T., Bonney, K. M., & Arsenaut, M. (2021). Leveraging Student Misconceptions to Improve Teaching of Biochemistry & Cell Biology. The American Biology Teacher, 83(1), 5-11. https://doi.org/10.1525/abt.2021.83.1.5

Garimella, U. I., & Robertson, B. M. (2015). Modeling the Shapes of Cells Mathematics Teaching in the Middle School, 21(3), 180-188. https://doi.org/10.5951/mathteacmiddscho.21.3.0180

Gilbert, J. K., & Justi, R. (2016). Modelling-based Teaching in Science Education: Springer International Publishing

Gonzalez-Weil, C., & Harms, U. (2012). Del árbol al cloroplasto: concepciones alternativas de estudiantes de 9º y 10º grado sobre los conceptos «ser vivo» y “célula”. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas [en línea], 30(3), 31-52. Recuperado de https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/285682

Infante-Malachias, M. E., Padilha, I. Q. D. M., Weller, M., & Santos, S. (2010). Comprehension of basic genetic concepts by brazilian undergraduate students Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(3), 657-668. Recuperado de http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen9/ART9_Vol9_N3.pdf

Íñiguez Porras, F. J., & Puigcerver, O. M. (2013). Una propuesta didáctiva para la enseñanza de la genética en la Educación Secundaria. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(3), 657-668. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4541890

Justi, R. (2006). La Ensenãnza de Ciencias Baseada en La Elaboración de Modelos. Enseñanza de las ciencias, 24(2), 173-194. Recuperado de https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/75824

Justi, R., & Gilbert, J. K. (2002). Modelling, teachers' views on the nature of modelling, implications for the education of modellers. International Journal of Science Education, 24(4), 369-387. https://doi.org/10.1080/09500690110110142

Kelly, G. (2008). Inquiry, actitivity and epistemic practice. In R. Duschl & R. Grandy (Eds.), Teaching scientific inquiry: recommendations for research and implementation (pp. 288-291). Rottherdan: Holand: Tapei Sense Publishers

Kelly, G., & Cunningahm, C. M. (2019). Epistemic tools in engineering design for K-12 education. . Science Education, 103, 1080-1111. https://doi.org/10.1002/sce.21513

Kelly, G., & Licona, P. (2018). Epistemic practices and science education. In M. Matthews (Ed.), History, Philosophy and Science Teaching: New perspectives Springer International Publishing.

Lucas, K. L. (2021). The use of 3-D modeling and priting to teach the central dogma of molecular biology. Science Activities: Classroom Projects and Curriculum Ideas, 58(2), 70-76. https://doi.org/10.1080/00368121.2021.1918048

Mendonça, P. C. C., & Justi, R. (2013). The relationships between modelling and argumentation from the perspective of the model of modelling diagram. International Journal of Science Education, 35(14), 2407-2434. https://doi.org/10.1080/09500693.2013.811615

Oliveira, M. L., & Galembeck, E. (2016). Mobile Applications in Cell Biology Present New Approaches for Cell Modelling. Journal of Biological Education, 50(3), 1-14. https://10.1080/00219266.2015.1085428

Osborne, J. (2014). Teaching Scientific Practices: Meeting the Challenge of Change. Journal of Science Teacher Education, 25(2), 177-196. https://doi.org/10.1007/s10972-014-9384-1

Osborne, J., & Patterson, A. (2011). Scientific Argument and Explanation: A Necessary Distinction? Science Education, 95(2), 627-638. https://doi.org/10.1002/sce.20438

Phelan, S., & Szabo, E. (2019). Undergraduate lab series using the K562 human leukemia cell line: Model for cell growth, death, and differentiation in an advanced cell biology course. Biochemistry and Molecular Biology Education, 47(2), 1-9. https://10.1002/bmb.21222

Puig, B., Ageitos, N., & Jiménez-Aleixandre, M. P. (2017). Learning Gene Expression Through Modelling and Argumentation: A Case Study Exploring the Connections Between the Worlds of Knowledge. Science & Education, 24(4), 1193–1222. https://10.1007/s11191-017-9943-x

Reinke, N. B., Kynn, M., & Parkinson, A. L. (2021). Immersive 3D Experience of Osmosis Improves Learning Outcomes of First-Year Cell Biology Students. CBE Life Sci Educ., 20(1). https://10.1187/cbe.19-11-0254

Roth, T., Franz-Josef, S., Mierdel, J., & Bogner, F. X. (2020). Sef-evaluative Scientific Modeling in an Outreach Gene Tecnhology Laboratory. Journal of Science Education and Technology, 29, 725-739. https://doi.org/10.1007/s10956-020-09848-2

Ruiz-Gonzalez, C., Banet, E., & López-Banet, L. (2017). Conocimientos de los estudiantes de secundaria sobre herencia biologica: implicaciones para sua enseñanza. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 14(1), 550-569. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2017.v14.i3.04

Sandoval, W. (2014). Science Education's Need for a Theory Epsitemological development. Science Education, 98(3), 383-387. http://10.1002/sce.21107

Sasseron, L. H. (2021). Práticas constituintes de investigação planejada por estudantes em aula de ciências: Análise de uma situação. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 23, 1-16. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230101

Suwono, H., Saefi, M., & Susilo, H. (2019). Challenge based learning to improve scientific literacy of undergraduate biology students. In Atas 6th International Conference for Science Educators and Teachers, Bangkok, Thailand.

Vijapurkar, J., Kawalkar, A., & Nambiar, P. (2014). What do Cells Really Look Like? An Inquiry into Students’ Difficulties in Visualising a 3-D Biological Cell and Lessons for Pedagogy. Research in Science Education, 44(2), 307-333. https://10.1007/s11165-013-9379-5

Vlaardingerbroek, B., Taylor, N., & Bale, C. (2013). The problem of scale in the interpretation of pictorial representations of cell structure. Journal of Biological Education, 48(3), 154-162. https://10.1080/00219266.2013.849284

Publicado

2022-05-01

Como Citar

Cardoso Mendonça, P. C., Cláudio, D. S. de O., & Franco, L. G. (2022). FUNÇÕES EPISTÊMICAS DE MODELOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOGENÉTICA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 349–366. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p349

Edição

Seção

Artigos