CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE A BIOLOGIA EVOLUTIVA NO ENSINO MÉDIO: A OPERAÇÃO, A ASSIMILAÇÃO E A INTERAÇÃO LÚDICA EM UM JOGO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p503Palavras-chave:
Evolução Biológica, Ensino, Aprendizagem, Jogo Pedagógico, PiagetResumo
Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma tese de doutorado surgidos a partir da relação das experiências do pesquisador, enquanto professor, com o que a literatura específica da área de Ensino de Biologia aponta sobre as necessidades do ensino de Evolução Biológica para a Educação Básica. O objetivo deste recorte é dar subsídios teóricos para se pensar em possibilidades de construção de conhecimento de conceitos relativos à Evolução Biológica em sala de aula com base na utilização de uma estratégia pedagógica lúdica, o jogo pedagógico. Inicialmente, o artigo apresenta uma discussão teórica sobre aspectos do ensino de Evolução Biológica na Educação Básica, relacionando esse ensino com a necessidade de inovação no que se refere às estratégias. Depois, a discussão teórica parte para a caracterização do jogo pedagógico relacionando-o com a Epistemologia Genética de Piaget. Após uma breve discussão teórica, são apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa, realizada com 21 estudantes voluntários, de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio de um Centro de Ensino em Período Integral, localizado no município de Jataí/GO. O recorte da análise em questão, se dá a partir do conteúdo construído durante a aplicação do jogo aos estudantes, registrado por meio da gravação audiovisual e transcrito posteriormente. Com o objetivo de avaliar o jogo, buscando verificar as suas possibilidades de permitir a construção do conhecimento de conceitos evolutivos, são trazidas para a discussão três categorias que emergiram na pré-análise do conteúdo: a operação, a assimilação e a interação lúdica, sendo que, ao longo da análise, os autores apresentam evidências de que em vários momentos da aplicação do jogo aconteceram situações de operação, assimilação e interação lúdica. Nestes momentos, também fica evidenciado que conceitos evolutivos abstratos selecionados para o jogo, como ancestral comum e especiação, foram operados e assimilados de modo coletivo pelos estudantes. Na conclusão do trabalho, com base nos resultados apresentados, os autores refletem sobre a importância do jogo pedagógico, sobretudo, no processo de ensino e aprendizagem de Evolução Biológica na Educação Básica.Referências
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