JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA/AUSÊNCIA DE TEORIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO V EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p103

Palavras-chave:

Jogos no Ensino de Química, Teorias de Aprendizagem, Epistemologia Genética, Psicologia Histórico Cultural (PHC), V Epistemológico de Gowin

Resumo

A partir da primeira década do século XXI, percebeu-se um aumento significativo na quantidade de jogos aplicados ao ensino de Química, contudo, tem-se utilizado jogos sem objetivos pedagógicos. Neste sentido, realizou-se uma análise documental nos principais periódicos de Educação/Ensino de Química na perspectiva do V Epistemológico de Gowin, que consiste em um instrumento heurístico para análise da estrutura e do processo de construção do conhecimento, com o intuito de identificar possíveis teorias de ensino e aprendizagem no construto dos jogos. Os resultados indicaram a presença da Epistemologia Genética (54,17%) e da Psicologia Histórico Cultural (29,17%), bem como, a ausência referencial teórico-epistemológico (16,66%). Contudo, identificamos a necessidade de um maior aprofundamento acerca dos referenciais utilizados, pois a maioria dos artigos exploram apenas alguns elementos das teorias. Desta forma, os resultados indicam a iminência da utilização de teorias de aprendizagem, não sendo possível ainda falar em uma epistemologia do jogo.

Biografia do Autor

Felipe Augusto de Mello Rezende, Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

Área de Ensino de Quimica - Instituto de Química - UFG

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Rezende, F. A. de M., & Soares, M. H. F. B. (2019). JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA/AUSÊNCIA DE TEORIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO V EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 103–121. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p103

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Artigos