CONTEXTUALIZAÇÃO: PARA ALÉM DAS NARRATIVAS SISTÊMICAS A FAVOR DA INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p56Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Contextualização, Interdisciplinaridade, transdisciplinaridadeResumo
As narrativas a favor da interdisciplinaridade perpassam por diversas perspectivas oriundas de diferentes bases teórico-filosóficas. Há interesses dos vários setores da sociedade, em especial do setor produtivo, que demandam por projetos interdisciplinares. Na formação ou na atuação demanda-se de um trabalhador interdisciplinar, veiculado ao atual mercado capitalista. O presente artigo questiona sobre qual das perspectivas de abordagem do conhecimento científico, da interdisciplinaridade ou da contextualização, pode contribuir de forma mais efetiva com a lógica que prioriza valores humanos sobre o capital. A ideia não é a dicotomização, mas sim apontar que a contextualização é a perspectiva que circunscreve a da interdisciplinaridade quando o objetivo é formar o sujeito crítico na apreensão da realidade social. Esta perspectiva não demanda, inevitavelmente, projetos de grupos ou equipes, mas sim a apreensão das complexas relações entre o conhecimento científico e o processo de vida real do sujeito na sociedade no mundo globalizado e capitalista, seja por meio do conhecimento disciplinar ou interdisciplinar. A contextualização está mais associada à transdisciplinaridade que à interdisciplinaridade. A ação transdisciplinar não é um nível superior da interdisciplinaridade, mas um processo que transcende as visões e perspectivas disciplinares e interdisciplinares no processo de aproximação e compreensão da realidade social.Referências
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