CONTEXTUALIZAÇÃO: PARA ALÉM DAS NARRATIVAS SISTÊMICAS A FAVOR DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores/as

  • Maycon Batista Leite
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás Avenida Esperança, Chácaras Califórnia, Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p56

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Contextualização, Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade

Resumen

As narrativas a favor da interdisciplinaridade perpassam por diversas perspectivas oriundas de diferentes bases teórico-filosóficas. Há interesses dos vários setores da sociedade, em especial do setor produtivo, que demandam por projetos interdisciplinares. Na formação ou na atuação demanda-se de um trabalhador interdisciplinar, veiculado ao atual mercado capitalista. O presente artigo questiona sobre qual das perspectivas de abordagem do conhecimento científico, da interdisciplinaridade ou da contextualização, pode contribuir de forma mais efetiva com a lógica que prioriza valores humanos sobre o capital. A ideia não é a dicotomização, mas sim apontar que a contextualização é a perspectiva que circunscreve a da interdisciplinaridade quando o objetivo é formar o sujeito crítico na apreensão da realidade social. Esta perspectiva não demanda, inevitavelmente, projetos de grupos ou equipes, mas sim a apreensão das complexas relações entre o conhecimento científico e o processo de vida real do sujeito na sociedade no mundo globalizado e capitalista, seja por meio do conhecimento disciplinar ou interdisciplinar. A contextualização está mais associada à transdisciplinaridade que à interdisciplinaridade. A ação transdisciplinar não é um nível superior da interdisciplinaridade, mas um processo que transcende as visões e perspectivas disciplinares e interdisciplinares no processo de aproximação e compreensão da realidade social.

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http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Leite, M. B., & Soares, M. H. F. B. (2021). CONTEXTUALIZAÇÃO: PARA ALÉM DAS NARRATIVAS SISTÊMICAS A FAVOR DA INTERDISCIPLINARIDADE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(2), 56–75. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p56