A IMAGEM DA CÉLULA EM LIVROS DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

Autores

  • Ricardo Ferreira das Neves Departamento de Biologia Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico de Vitória (CAV) Rua Alto do Reservatório, s/nº, Bela Vista. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. 55.608-680
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Rua Dom Manoel de Medeiros, s/nº, Dois Irmãos. Recife, PE, Brasil. 52.171-900
  • Helaine Sivini Ferreira Departamento de Educação Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Rua Dom Manoel de Medeiros, s/nº, Dois Irmãos. Recife, PE, Brasil. 52.171-900

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p94

Palavras-chave:

Livros de Biologia, Imagens, Célula, Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar o Valor Didático (VD) das imagens referentes ao conceito de célula em Livros de Biologia do Ensino Médio e do Ensino Superior, utilizando como aporte a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Com o advento tecnológico houve melhor desenvolvimento nas técnicas de produção de layout e na diagramação das imagens nos livros, visando auxiliar o estudo de conceitos abstratos e muitas vezes complexos, como à célula, entretanto isso nem sempre acontece. A partir da aplicação da TCAM, observamos que as imagens relacionadas ao conceito de célula, nos livros analisados, apresentaram elementos de VD com desvios nos princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial, sendo esse último, com maior representatividade. Desta forma sinalizamos a necessidade de instituir critérios de aceitabilidade e inclusão das imagens nos livros, uma vez que as imagens representam potencial recurso para diminuir a abstração e facilitar a aprendizagem conceitual.

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Publicado

2016-06-20

Como Citar

Neves, R. F. das, Carneiro-Leão, A. M. dos A., & Ferreira, H. S. (2016). A IMAGEM DA CÉLULA EM LIVROS DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(1), 94–105. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p94

Edição

Seção

Artigos