AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UFES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE SEUS BOLSISTAS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR DE ÁREA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p190Palavras-chave:
PIBID, Formação inicial e continuada de professores de Ciências, Narrativas docentes, Profissionalidade docente, desenvolvimento profissionalResumo
Este estudo objetiva compreender como o programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que tem como base a articulação entre as Universidades (docentes e licenciandos) e as escolas de educação básica, pode contribuir para a profissionalização docente de seus bolsistas e para a formação continuada do coordenador de área do subprojeto de Biologia do campus Goiabeiras da UFES. Para atender a esse objetivo central realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo. Para a produção dos dados, realizamos entrevistas narrativas com bolsistas, ex-bolsistas e uma das coordenadoras de área do subprojeto supracitado. Para análise dos dados, pautamo-nos na Análise Textual Discursiva (ATD). As narrativas evidenciam que a participação no PIBID potencializou o reconhecimento do "saber" e "saber desenvolver" atividades práticas como uma profissionalidade fundamental do professor de Ciências. Além disso, saber diversificar as atividades na sala de aula, contextualizar os conhecimentos da disciplina com o cotidiano dos alunos e potencializar a dimensão dialógica na sala de aula foram reconhecidas pelos pibidianos como fundamentais para a formação e o trabalho do docente em ciências. Além do mais, saber se relacionar aparece como importante profissionalidade a ser desenvolvida pelo professor no processo de formação. Destacamos também o fato da experiência da coordenadora de área no contexto do programa contribuírem para o seu desenvolvimento profissional e para a (re) construção de sua identidade docente.Referências
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