AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UFES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE SEUS BOLSISTAS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR DE ÁREA

Autores

  • Daniely Bollis Rabelo Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo- SEDU Universidade Federal do Espírito Santo- UFES
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p190

Palavras-chave:

PIBID, Formação inicial e continuada de professores de Ciências, Narrativas docentes, Profissionalidade docente, desenvolvimento profissional

Resumo

Este estudo objetiva compreender como o programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que tem como base a articulação entre as Universidades (docentes e licenciandos) e as escolas de educação básica, pode contribuir para a profissionalização docente de seus bolsistas e para a formação continuada do coordenador de área do subprojeto de Biologia do campus Goiabeiras da UFES. Para atender a esse objetivo central realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo. Para a produção dos dados, realizamos entrevistas narrativas com bolsistas, ex-bolsistas e uma das coordenadoras de área do subprojeto supracitado. Para análise dos dados, pautamo-nos na Análise Textual Discursiva (ATD). As narrativas evidenciam que a participação no PIBID potencializou o reconhecimento do "saber" e "saber desenvolver" atividades práticas como uma profissionalidade fundamental do professor de Ciências. Além disso, saber diversificar as atividades na sala de aula, contextualizar os conhecimentos da disciplina com o cotidiano dos alunos e potencializar a dimensão dialógica na sala de aula foram reconhecidas pelos pibidianos como fundamentais para a formação e o trabalho do docente em ciências. Além do mais, saber se relacionar aparece como importante profissionalidade a ser desenvolvida pelo professor no processo de formação. Destacamos também o fato da experiência da coordenadora de área no contexto do programa contribuírem para o seu desenvolvimento profissional e para a (re) construção de sua identidade docente.

Biografia do Autor

Daniely Bollis Rabelo, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo- SEDU Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Mestra em Educação (PPGE/UFES). Pós-Graduanda em Perícia Criminal e Ciências Foresnses (IPOG) Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFES). Professora da rede estadual de educação (SEDU/ES)

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Rabelo, D. B., & Coelho, G. R. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UFES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE SEUS BOLSISTAS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR DE ÁREA. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 190–210. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p190

Edição

Seção

Artigos