EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFRGS

Autores

  • André Cristo Daitx Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rochele de Quadros Loguercio Instituto de Química Universidade Federal do Rio Grande do Sul Avenida Bento Gonçalves, 9500, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ricardo Strack Instituto de Química Universidade Federal do Rio Grande do Sul Avenida Bento Gonçalves, 9500, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p153

Palavras-chave:

Licenciatura em Química, Evasão Escolar, Retenção Escolar, Ensino Superior.

Resumo

Nos últimos anos a discussão sobre as questões educacionais no país têm enfatizado os cursos de formação de professores como fator preponderante para que possamos impactar positivamente em mudanças na área educacional. Sabe-se por outro lado, que num curso como o de Química, dificilmente os licenciandos conseguem concluir sua formação no prazo previsto pela Instituição acabando também por evadir antes do período. Este trabalho se propõe a estudar a evasão e a retenção escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Química noturno, do Instituto de Química da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com ingresso no período de 2009 a 2013, entendendo a primeira como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem, e a segunda como a suspensão da progressão regular discente dentro das etapas de formação acadêmica, geralmente associado ao rendimento (aproveitamento e/ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula. Itens como metodologia, didática, reprovações, currículo, oferta de horários limitados, acolhimento por parte de colegas e professores, e infraestrutura são alguns dos itens investigados como possíveis razões que contribuem para evasão e retenção dos estudantes. Pôde-se notar que em alguns dos casos, um acolhimento ruim por parte de colegas, professores e IES (Instituições de Ensino Superior), associado com a falta de identidade relacionada ao curso, falta de estratégias metodológicas alternativas, didática ineficaz por parte dos professores e alto índice de reprovações iniciais, são fatores contribuintes para evasão e retenção dos estudantes.

Biografia do Autor

André Cristo Daitx, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Estudante de Mestrado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS.

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Publicado

2016-09-17

Como Citar

Daitx, A. C., Loguercio, R. de Q., & Strack, R. (2016). EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFRGS. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(2), 153–178. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p153

Edição

Seção

Artigos