PERSPECTIVAS DE MODELOS FORMATIVOS COM ENFOQUES CONSTRUTIVISTAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DE RAFAEL PORLÁN E COLABORADORES

Autores

  • Francisco Otávio Cintra Ferrarini Departamento de Química Geral e Inorgânica Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Rua Prof. Francisco Degni, 55 - Quitandinha - Araraquara, São Paulo, Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Matão R. Stéfano D'Avassi, 625 - Nova Cidade - Matão São Paulo, Brasil
  • Amadeu Moura Bego Departamento de Química Geral e Inorgânica Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Rua Prof. Francisco Degni, 55 - Quitandinha - Araraquara, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p22

Palavras-chave:

Conhecimento profissional, Ensino de Ciências, Inovação Educacional, Saberes Docentes

Resumo

Conhecimentos necessários à formação de professores exigem fundamentação teórica e metodológica. Tal asserção justifica a necessidade de estudos empíricos capazes tanto de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas sobre saberes docentes como meios de se fornecer orientações eficazes para políticas de formação e profissionalização de professores. Sob essa perspectiva, o foco desta pesquisa empírica foi trazer ao debate as discussões, as contribuições e o modelo formativo propostos por Rafael Porlán e colaboradores, a partir de uma revisão sistemática em um conjunto de periódicos da área de Ensino de Ciências escolhidos conforme a proposição de critérios objetivos, dentre eles, a classificação nos estratos A1 e A2 do Qualis Periódicos da CAPES, com a intenção de se verificar a difusão das inferências dos teóricos espanhóis nas revistas entre os anos de 1997 e 2017 no contexto específico de publicações nacionais. Tal fato propicia a reflexão acerca de importantes temas do universo da formação de professores de ciências por meio da inserção em um contexto que enfoca o processo formativo profissional dentro de uma perspectiva progressiva e epistemológica de saberes profissionais. Assim, este trabalho objetivou reconsiderar as perspectivas teóricas dos autores espanhóis no sentido de se sistematizar seus principais argumentos e contribuições para o entendimento da constituição de um saber profissional desejável e da profissionalização de professores de ciências e suas implicações para políticas educacionais.

Biografia do Autor

Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Departamento de Química Geral e Inorgânica Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Rua Prof. Francisco Degni, 55 - Quitandinha - Araraquara, São Paulo, Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Matão R. Stéfano D'Avassi, 625 - Nova Cidade - Matão São Paulo, Brasil

Professor no IFSP e doutorando na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica. Tema de pesquisa voltado à Educação e ênfase no Ensino de Química com foco nos estudos da mobilização e do desenvolvimento de saberes por professores em formação inicial no processo de implementação de Unidades Didáticas (UD) multiestratégicas para o ensino de Química.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Ferrarini, F. O. C., & Bego, A. M. (2019). PERSPECTIVAS DE MODELOS FORMATIVOS COM ENFOQUES CONSTRUTIVISTAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DE RAFAEL PORLÁN E COLABORADORES. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 22–44. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p22

Edição

Seção

Artigos