PERSPECTIVAS DE MODELOS FORMATIVOS COM ENFOQUES CONSTRUTIVISTAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DE RAFAEL PORLÁN E COLABORADORES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p22Palavras-chave:
Conhecimento profissional, Ensino de Ciências, Inovação Educacional, Saberes DocentesResumo
Conhecimentos necessários à formação de professores exigem fundamentação teórica e metodológica. Tal asserção justifica a necessidade de estudos empíricos capazes tanto de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas sobre saberes docentes como meios de se fornecer orientações eficazes para políticas de formação e profissionalização de professores. Sob essa perspectiva, o foco desta pesquisa empírica foi trazer ao debate as discussões, as contribuições e o modelo formativo propostos por Rafael Porlán e colaboradores, a partir de uma revisão sistemática em um conjunto de periódicos da área de Ensino de Ciências escolhidos conforme a proposição de critérios objetivos, dentre eles, a classificação nos estratos A1 e A2 do Qualis Periódicos da CAPES, com a intenção de se verificar a difusão das inferências dos teóricos espanhóis nas revistas entre os anos de 1997 e 2017 no contexto específico de publicações nacionais. Tal fato propicia a reflexão acerca de importantes temas do universo da formação de professores de ciências por meio da inserção em um contexto que enfoca o processo formativo profissional dentro de uma perspectiva progressiva e epistemológica de saberes profissionais. Assim, este trabalho objetivou reconsiderar as perspectivas teóricas dos autores espanhóis no sentido de se sistematizar seus principais argumentos e contribuições para o entendimento da constituição de um saber profissional desejável e da profissionalização de professores de ciências e suas implicações para políticas educacionais.Referências
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