FÉ CRISTÃ E CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p45Palavras-chave:
Ensino de ciências, Crenças cristãs, Dificuldades de conciliaçãoResumo
Apresenta-se uma análise de trabalhos publicados a respeito das dificuldades de conciliação entre conhecimentos científicos e crenças cristãs por parte de alunos do ensino básico, licenciandos e ou professores de disciplinas científicas. Identificaram-se: teorias conflituosas; sua relevância; reações apresentadas por alunos do ensino básico, graduandos e professores frente ao estudo ou ensino dessas teorias; concepções de crença religiosa apresentadas pelos autores dos trabalhos e pelos investigados; concepções de ciência apresentadas pelos autores dos trabalhos e pelos investigados e possibilidades de relação entre ciência e fé apresentadas. Os resultados confirmam a recorrência de uma relação problemática entre alguns conteúdos científicos e as crenças cristãs no ambiente educacional brasileiro.Referências
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