FÉ CRISTÃ E CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS

Autores

  • Glênon Dutra Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0002-3936-7710
  • Maria da Conceição P. Antunes Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p45

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Crenças cristãs, Dificuldades de conciliação

Resumo

Apresenta-se uma análise de trabalhos publicados a respeito das dificuldades de conciliação entre conhecimentos científicos e crenças cristãs por parte de alunos do ensino básico, licenciandos e ou professores de disciplinas científicas. Identificaram-se: teorias conflituosas; sua relevância; reações apresentadas por alunos do ensino básico, graduandos e professores frente ao estudo ou ensino dessas teorias; concepções de crença religiosa apresentadas pelos autores dos trabalhos e pelos investigados; concepções de ciência apresentadas pelos autores dos trabalhos e pelos investigados e possibilidades de relação entre ciência e fé apresentadas. Os resultados confirmam a recorrência de uma relação problemática entre alguns conteúdos científicos e as crenças cristãs no ambiente educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Glênon Dutra, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho. Professor do Curso de Licenciatura em Física da universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Dutra, G., & Antunes, M. da C. P. (2019). FÉ CRISTÃ E CONTEÚDOS CIENTÍFICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 45–61. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p45

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Artigos