ESTÁGIO SUPERVISIONADO & IMAGINÁRIO: A ARTICULAÇÃO DA IDENTIDADE, DA AUTORIA, DAS RELAÇÕES DE PODER E DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICA

Autores

  • André Luis Silva Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5627-3417
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p195

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Imaginário, Diário de prática, Estratégias didáticas, Formação inicial de professores

Resumo

Este trabalho analisa como o imaginário de um professor em formação inicial articula as relações de poder, a construção de identidade, o processo de autoria e as relações de alteridade. Para isso, analisamos o discurso de um licenciando a partir de seus dezenove relatos em diário de prática produzidos durante as atividades de estágio no âmbito da disciplina anual “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II”, componente curricular de um curso de licenciatura em Física. Concluímos que a identidade docente, o processo de autoria e as relações de poder e de alteridade estabelecidas entre o licenciando e o outro são interdependentes, móveis e articuladas pelo licenciando dialeticamente nas mobilizações das imagens sobre o discurso escolar durante as escolhas de estratégias didáticas. Discutimos sobre algumas implicações desses resultados na formação de professores, assim como indicamos possibilidades formativas na interação entre o docente e o licenciando, com base nas informações que os licenciandos oferecem em seus relatos.

Biografia do Autor

André Luis Silva, Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru, São Paulo, Brasil

Mestre em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Bauru/SP e licenciado em Física pela Universidade Paulista "Julho de Mesquita Filho" - Rio Claro/SP. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Bauru/SP. Durante o mestrado estudou a articulação entre o imaginário de um licenciando em Física e suas estratégias didáticas no estágio curricular supervisionado. Durante a graduação, desenvolveu trabalhos sobre estratégias de ensino de Física utilizando experimentação didática com materiais de baixo custo.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Silva, A. L., & Teixeira, O. P. B. (2016). ESTÁGIO SUPERVISIONADO & IMAGINÁRIO: A ARTICULAÇÃO DA IDENTIDADE, DA AUTORIA, DAS RELAÇÕES DE PODER E DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO DE PRÁTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(3), 195–215. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p195

Edição

Seção

Artigos