DOCUMENTÁRIOS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL

Autores

  • Aldo Aoyagui Gomes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Piracicaba Avenida Diácono Jair de Oliveira, 1005, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p01

Palavras-chave:

Documentários de Ciências, Formação Inicial de Professores, Aquecimento Global, Análise de Discurso, Divulgação Científica

Resumo

Neste estudo, analisamos uma atividade desenvolvida com licenciandos em física de uma instituição federal do estado de São Paulo. O principal objetivo da atividade foi investigar o discurso produzido por estes licenciandos ao se engajarem em um debate sobre as possíveis causas do aquecimento global após assistirem dois documentários de ciências. O primeiro intitulado “Uma Verdade Inconveniente” e o segundo “A grande farsa do aquecimento global”. Ambos utilizam uma textualização persuasiva, como depoimentos de cientistas, gráficos, simulações, imagens, etc. para argumentar em favor de 1) causas antropogênicas e 2) causas naturais do aquecimento global, respectivamente. As seguintes questões orientaram nossa análise: as estratégias retóricas utilizadas nesses documentários contribuíram para o posicionamento desses licenciandos em relação às causas do aquecimento global? Se sim, de que maneira? Até que ponto atividades dessa natureza podem contribuir para o desenvolvimento da alfabetização em mídia científica na educação básica? Utilizamos como apoio teórico-metodológico a Análise do Discurso francesa, principalmente por meio de trabalhos publicados no Brasil por Eni Orlandi, além de trabalhos acadêmicos das áreas de divulgação científica e documentários. A análise sugere que o estilo dos documentários, juntamente com aspectos históricos e contextuais, influenciaram o posicionamento final dos licenciandos em relação às causas do aquecimento global.

Biografia do Autor

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Piracicaba Avenida Diácono Jair de Oliveira, 1005, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2009), com dissertação na área de História da Ciência. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutorado no Departamento de Educação em Ciências da Universidade de Copenhague (2018). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - campus Piracicaba. Ministra disciplinas nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharias. Áreas de interesse: Ensino de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica na Educação Formal.

Referências

Almeida, M. J. P. M. (2004). Discursos da ciência e da escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas, SP: Mercado das Letras.

Almeida, M. J. P. M., & Silva, H. C. (1994). Noções auxiliares na compreensão do fazer pedagógico. Educação & Sociedade, (47), 97–105.

Arroio, A., & Giordan, M. (2006). O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química nova na escola, (24), 8-11. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eqm1.pdf

Bartlett, M. (2009). Representations of the Apocalypse: Debating the merits of An Inconvenient Truth and The Great Global Warming Swindle. Screen Education, (53), 34–41. Recuperado de http://ruby.fgcu.edu/courses/twimberley/EnviroPhilo/Apocalypse.pdf

Bazalgette, C. (1999). Making movies matter. London, United Kingdom: British Film Institute.

Bonitzer, P. (1986). The Silences of the Voice. In P. Rosen (Ed.). Narrative, Apparatus, Ideology: A Film Theory Reader (pp. 319-334). New York, United States of America: Columbia University Press.

Boykoff, M. T., & Boykoff, J. M. (2004). Balance as bias: global warming and the US prestige press. Global Environmental Change, 14(2), 125–136. https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2003.10.001

Boykoff, M. T. (2008). The real swindle. Nature Reports, 1(803), 31–32. https://doi.org/10.1038/climate.2008.14

Boykoff, M. T. (2011). Who Speaks for the Climate? New York, United States of America: Cambridge University Press.

Bucchi, M. (2013). Style in Science Communication. Public Understanding of Science, 22(8), 904–915. https://doi.org/10.1177/0963662513498202

Cooper, C, B. (2011). Media Literacy as a key strategy toward improving public acceptance of climate change science. Bioscience, 61(3), 231–237. https://doi.org/10.1525/bio.2011.61.3.8

Christensen, E. F., & Lassen, K. (1991) Length of the solar cycle: an indicator of solar activity closely associated with climate. Science, New Series, (254), p. 698 – 700. https://DOI: 10.1126/science.254.5032.698

Damon, P. E., & Laut, P. (2004). Pattern of strange errors plagues solar activity and terrestrial climate data. Eos, 85(39), 370–374. https://doi.org/10.1029/2004EO390005

Durkin, M. (2007). The great global warming swindle. London, United Kingdom: BBC.

Duschl, R. A. (1990). Restructuring science education: the importance of theories and their development. New York, United States of America; London, United Kingdom: Teachers College Press.

Fallik, O., Rosenfeld, S., & Eylon, B. S. (2013). School and out-of-school science: a model for bridging the gap. Studies in Science Education, 49(1), 69–91. https://doi.org/10.1080/03057267.2013.822166

Godmillow, J., & Shapiro, A. L. (1997). How Real is the Reality in Documentary Film? History and Theory, 36(4), 80-101. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/0018-2656.00032

Guerra, A., & Morais, A. (2013). História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(1), 1502-1–1502-9. https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000100018

Guggenheim, D., & Gore, A. (2006). An inconvenient truth.

Hofstein, A., & Rosenfeld, S. (1996). Bridging the gap between formal and informal science learning. Studies in Science Education, 28, 87–112. https://doi.org/10.1080/03057269608560085

Hulme, M. (2009). Why we disagree about climate change: Understanding controversy, inaction, and opportunity. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press.

Jarman, R., & Mcclune, B. (2007). Developing scientific literacy: using news media in the classroom. Maidenhead, United Kingdom: Open University Press.

Jarman, R., & Mcclune, B. (2010). A survey of the use of newspapers in science instruction by secondary teachers in Northern Ireland. International Journal of Science Education, 24(10), 997–1020. https://doi.org/10.1080/09500690210095311

Jones, D., Watkins, A., Braganza, K., & Coughlan, M. (2007). The Great Global Warming Swindle: a critique. Bulletin of the Australian Meteorological and Oceanographic Society, 20(3), 63–72. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/237288047_The_Great_Global_Warming_Swindle_a_critique

Kachan, M., Guilbert, S., & Bisanz, G. L. (2006). Do teachers ask students to read news in secondary science? Evidence from the canadian context. Science and Education, 90(3), 496–521. https://doi.org/10.1002/sce.20113

Laut, P. (2003). Solar activity and terrestrial climate: an analysis of some purported correlations. Journal of Atmospheric and Solar-Terrestrial Physics, 65, 801–812. Recuperado de http://stephenschneider.stanford.edu/Publications/PDF_Papers/Laut2003.pdf

Livingstone, S. (2010). Media literacy and the challenge of new information and communication technologies. The Communication Review, 7(1), 3–14. https://doi.org/10.1080/10714420490280152

Manzo, K. (2017). The usefulness of climate change films. Geoforum, 84, 88–94. https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2017.06.006

Mcbean, G. A., & Hengeveld, H. G. (2000). Communicating the Science of Climate Change: A Mutual Challenge for Scientists and Educators. Canadian Journal of Environmental Education, 5(1), 9–23. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ637999.pdf

Mcclune, B., Jarman, R. (2012). Encouraging and equipping students to engage critically with science in the news: what can we learn from the literature? Studies in Science Education, (48), 1–49. https://doi.org/10.1080/03057267.2012.655036

Mellor, F. (2009). The Politics of Accuracy in Judging Global Warming Films. Environmental Communication, 3, 134–150. https://doi.org/10.1080/17524030902916574

Mellor, F. (2018). Configuring Epistemic Authority: The Significance of Film Style in Documentaries about Science. Science in Context, 31(1), 134 – 59. https://doi.org/10.1017/S0269889718000042

Millar, R., & Osborne, J. (1998). Beyond 2000: Science education for the future. London, United Kingdom: King’s College London.

Nichols, B. (1991). Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington, United States of America: Indiana University Press.

Nichols, B. (2002). Introduction to documentary. Bloomington, United States of America: Indiana University Press.

Nichols, B. (2016). Speaking Truths with Film - Evidence, Ethics, Politics in Documentary. California, United State of America: University of California Press.

Nielsen, J. A. (2013). Delusions About Evidence: On Why Scientific Evidence Should Not Be the Main Concern in Socioscientific Decision Making. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 13(4), 373–385. https://doi.org/10.1080/14926156.2013.845323

Ofcom. (2008). Ofcom Broadcast Bulletin, 114, 6–22.

Oreskes, N., & Conway, E. M. (2011). Merchants of Doubt: How a Handful of Scientists Obscured the Truth on Issues from Tobacco Smoke to Climate Change. Bloomsbury, United States of America: Bloomsbury Publishing.

Orlandi, E. P. (2001). Discurso e leitura (6a ed.). Campinas, SP: Editora da Unicamp.

Orlandi, E. P. (2007). Análise de Discurso: princípios & procedimentos (7a ed.). Campinas, SP: Pontes.

Orlandi, E. P. (2012). Discurso e Texto - Formulação e Circulação dos Sentidos (4a ed.). Campinas, SP: Pontes.

Pereira, A. A. G. P., & Almeida, M. J. P. M (2017). The documentary Cave of Forgotten Dreams: activities in the formation of physics teachers. Comunicação & Educação, 22(2), 49-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i2p49-63

Ramos, M. B., & Silva, H. C. (2014). Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências. Cadernos CEDES, 34, 51–67. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n92/a04v34n92.pdf

Reid, G. (2012). The television drama-documentary (dramadoc) as a form of science communication. Public Understanding of Science, 21(8), 984-1001. https://doi.org/10.1177/0963662511414982

Reid, G., & Norris, S. P. (2016). Scientific media education in the classroom and beyond: a research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, 11, 147–166. https://DOI 10.1007/s11422-015-9709-1

Rezende, L. A. (2008). História das ciências no ensino de ciências: contribuições dos recursos audiovisuais. Ciência em Tela, 1(2), 1-7. Recuperado de http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0208rezende.pdf

Rezende, L. A. C., Pereira, M. V., & Vairo, A. C. (2011). Recursos audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 11(2), 183–204. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p592

Santos, P. C., & Arroio, A. (2009). A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências nos Enpecs entre 1997 – 2007. In Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, SC. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/290989975_A_utilizacao_de_recursos_audiovisuais_no_ensino_de_ciencias_Tendencias_nos_Enpecs_entre_1997_e_2007

Silva, H. C. (2006). Lendo imagens na educação científica: construção e realidade. Pro-Posições, 17, 71–83. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643656/11173

Sturgis, P., & Allum, N. (2004). Science in society: re-evaluating the deficit model of public attitudes. Public Understanding of Science, 13(1), 55–74. https://doi.org/10.1177/0963662504042690

Washington, H., & Cook, J. (2011). Climate Change Denial: Heads in the Sand. London, United Kingdom; New York, United States of America: Earthscan.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Pereira, A. A. G. (2020). DOCUMENTÁRIOS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 01–18. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p01

Edição

Seção

Artigos