DOCUMENTÁRIOS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p01Palavras-chave:
Documentários de Ciências, Formação Inicial de Professores, Aquecimento Global, Análise de Discurso, Divulgação CientíficaResumo
Neste estudo, analisamos uma atividade desenvolvida com licenciandos em física de uma instituição federal do estado de São Paulo. O principal objetivo da atividade foi investigar o discurso produzido por estes licenciandos ao se engajarem em um debate sobre as possíveis causas do aquecimento global após assistirem dois documentários de ciências. O primeiro intitulado “Uma Verdade Inconveniente” e o segundo “A grande farsa do aquecimento global”. Ambos utilizam uma textualização persuasiva, como depoimentos de cientistas, gráficos, simulações, imagens, etc. para argumentar em favor de 1) causas antropogênicas e 2) causas naturais do aquecimento global, respectivamente. As seguintes questões orientaram nossa análise: as estratégias retóricas utilizadas nesses documentários contribuíram para o posicionamento desses licenciandos em relação às causas do aquecimento global? Se sim, de que maneira? Até que ponto atividades dessa natureza podem contribuir para o desenvolvimento da alfabetização em mídia científica na educação básica? Utilizamos como apoio teórico-metodológico a Análise do Discurso francesa, principalmente por meio de trabalhos publicados no Brasil por Eni Orlandi, além de trabalhos acadêmicos das áreas de divulgação científica e documentários. A análise sugere que o estilo dos documentários, juntamente com aspectos históricos e contextuais, influenciaram o posicionamento final dos licenciandos em relação às causas do aquecimento global.Referências
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