Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Acervo
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 25 n. 2 (2020): Agosto de 2020
v. 25 n. 2 (2020): Agosto de 2020
Publicado:
2020-08-31
DOCUMENTÁRIOS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL
Aldo Aoyagui Gomes Pereira
01-18
PDF
SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA: ASSERÇÕES COMENTADAS PARA UMA ARTICULAÇÃO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Luiz O. Q. Peduzzi, Anabel Cardoso Raicik
19-55
PDF
PERFIL DE ADAPTAÇÃO E ENSINO DE EVOLUÇÃO: UMA METODOLOGIA DE USO DE PERFIS CONCEITUAIS NO PLANEJAMENTO DE ENSINO
Claudia de Alencar Serra e Sepulveda
56-79
PDF
UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O DESDOBRAMENTO MULTIMODAL DA REALIDADE: O EXEMPLO DE TÓPICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Saulo Cezar Seiffert Santos
80-97
PDF
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENFOQUE CTS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DE GRUPO FOCAL
Filipe Lima Malta, Luís Fernando Marques Dorvillé, Tatiana Galieta Nascimento
98-121
PDF
(RE)SIGNIFICADOS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DO PROCESSO DE SEMIOSE DO CONCEITO DE CAMUFLAGEM EM DESENHOS ANIMADOS
Paloma Alves Marinho Lucena, André Perticarrari
122-147
PDF
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COM MICHEL FOUCAULT: PROPAGAÇÃO DA TEORIZAÇÃO FOUCAULTIANA NA ÁREA (1990 A 2016)
Samuel Molina Schnorr, Maurício Pietrocola
148-162
PDF
INTERAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA MORAL EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DESENVOLVIDAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Hadriane Cristina Carvalho Siqueira, João Manoel da Silva Malheiro
163-197
PDF
JOGO DE REALIDADE ALTERNATIVA (ARG) COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
Maria das Graças Cleophas, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Francislê Neri de Souza, Marcelo Brito Carneiro Leão
198-220
PDF
ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE USO DE MISTURAS CASEIRAS NA LIMPEZA
Tathiane Milaré
221-234
PDF
MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM ÊNFASE EM UMA DESCRIÇÃO EPISTEMOLÓGICA
Mariel dos Santos Macedo, Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Marco Antonio Moreira
235-258
PDF
PROFESSORES DE BIOLOGIA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUAPE-PE
Leandro Tavares Santos Brito, Monica Lopes Folena Araújo
259-271
PDF
NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS NO ESTUDO DO SISTEMA NERVOSO: UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Taís Oliveira Martins, Marcelo Leandro Eichler
272-292
PDF
A POLITIZAÇÃO DOCENTE PARA O ENFRENTAMENTO DE UMA SITUAÇÃO-LIMITE POR MEIO DE INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PAUTADAS NA PERSPECTIVA GIROUX-CTS
Wélica Patrícia Souza Freitas, Wellington Pereira de Queirós
293-312
PDF
A EXPERIMENTAÇÃO PELO OLHAR DE GRADUANDOS EM QUÍMICA: RELAÇÕES COM O CONTEXTO FORMATIVO
Caian Cremasco Receputi, Thaiara Magro Pereira, Marcos Vogel, Daisy de Brito Rezende
313-331
PDF
CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PÓS-GRADUANDOS
Leonardo Augusto Luvison Araújo
332-346
PDF
A FUNÇÃO DO PROBLEMA: APROXIMAÇÕES ENTRE VYGOTSKY E FREIRE PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Simoni Tormöhlen Gehlen, Demetrio Delizoicov
347-368
PDF
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS BASEADAS EM TICE: UM ESTUDO DOS DOMÍNIOS SOCIAL, AFETIVO E COGNITIVO DE CRIANÇAS E JOVENS A PARTIR DOS FUNDAMENTOS ESSENCIAIS DA ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Geraldo W. Rocha Fernandes, António M. Rodrigues, Carlos Alberto Rosa Ferreira
369-387
PDF
Idioma
English
Español
Português