A POLITIZAÇÃO DOCENTE PARA O ENFRENTAMENTO DE UMA SITUAÇÃO-LIMITE POR MEIO DE INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PAUTADAS NA PERSPECTIVA GIROUX-CTS

Autores

  • Wélica Patrícia Souza Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wellington Pereira de Queirós Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do sul

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p293

Palavras-chave:

Articulação Giroux-CTS, situação limite, educação transformadora, Formação Inicial de Professores

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise das intervenções realizadas com Professores de Física, em Formação Inicial na disciplina intitulada Práticas de Ensino de Física. As ações pautaram-se em uma perspectiva Giroux-CTS, cujo objetivo foi superar o caráter tradicional e reproducionista atribuído, pelos licenciandos, ao ensino de Física, caracterizado como uma situação-limite. As intervenções discutidas ancoraram-se nos Três Momentos Pedagógicos e, assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos e funcionários da universidade, com um especialista em fontes de energia renovável e dois deputados estaduais, para quem foi entregue uma carta reivindicatória, com a solicitação de melhores condições para a sociedade, no que se refere ao tema energia e suas relações educacionais. O estudo teve como base a metodologia de pesquisa participante e os dados foram analisados via Análise Textual Discursiva (ATD), que deram origem há duas categorias finais, intituladas: “A Formação Científica Crítica como meio para promover o empoderamento” e “O enfrentamento para a busca de superação de uma situação-limite: potencialidades da articulação Giroux-CTS”. A análise realizada permitiu concluir que a articulação Giroux-CTS apresenta potencialidades para o enfrentamento de uma situação-limite e possibilita um ensino transformador, graças a participação ativa e crítica dos estudantes. No entanto, algumas limitações restringiram o processo formativo dos licenciandos, como a falta de tempo para explorar e analisar o desenvolvimento dosestudantes, que possuem uma forte crença construída, ao longo da história escolar, em um viés tradicional e reproducionista de ensino.

Biografia do Autor

Wélica Patrícia Souza Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada e Bacharel em Química, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFMS. Participou de 2012 a 2016 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuando em escolas estaduais com o objetivo de contextualizar o ensino de Química, articular a formação inicial de professores de Química ao contexto da escola pública, promovendo reflexões para uma prática educacional inovadora. Sua linha de interesse envolve as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), a teoria crítica de Henry Giroux e a investigação do processo formativo do professor, tanto inicial quanto continuada e em nível superior. 

Wellington Pereira de Queirós, Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 2 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Freitas, W. P. S., & Queirós, W. P. de. (2020). A POLITIZAÇÃO DOCENTE PARA O ENFRENTAMENTO DE UMA SITUAÇÃO-LIMITE POR MEIO DE INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PAUTADAS NA PERSPECTIVA GIROUX-CTS. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 293–312. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p293

Edição

Seção

Artigos