UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O DESDOBRAMENTO MULTIMODAL DA REALIDADE: O EXEMPLO DE TÓPICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p80Palavras-chave:
Analogia de Ensino, Analogia Modal, Dooyeweerd, EvoluçãoResumo
As analogias são uma fonte heurística de pensamento para compreensão ou transição de ideias para a formação dos conceitos científicos, sendo muito utilizadas por cientistas e no cotidiano. Neste ensaio, buscamos fazer uma aproximação do conceito de analogia modal da teoria dooyeweerdiana com a Metodologia de Ensino com Analogia (MECA), no intuito de enriquecer as percepções ordinárias dos signos e a abertura cultural analítica científica. Realizamos uma pesquisa de sondagem sobre métodos de ensino com uso de analogias, para em seguida expormos conceitos da teoria cosmonômica de Dooyeweerd buscando fundamentar o conceito de analogia modal, abertura cultural e princípio Shalom. Por fim, evidenciamos o diálogo dessa concepção filosófica dooyeweerdiana com o uso da MECA no exemplo da analogia da Árvore da Vida de Charles Darwin. Nessa interação percebemos o enriquecimento (abertura cultural) de relações analógicas já conhecidas de desenvolvimento evolutivo, extinção e aparecimento de espécimes em função dos órgãos vegetais gomos, folhas e ramos; a construção de novas relações analógicas modais para outros órgãos e situações em que o vegetal comumente sobrevive, como a presença dos seres nos meios ambientais distintos (aquáticos, terrestres e aéreos) e reprodução de caráter teleológico em relação aos órgãos de raízes e frutos; e também a discursividade do equilíbrio para o contexto social e ambiental por meio do princípio Shalom.Referências
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