UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O DESDOBRAMENTO MULTIMODAL DA REALIDADE: O EXEMPLO DE TÓPICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p80

Palavras-chave:

Analogia de Ensino, Analogia Modal, Dooyeweerd, Evolução

Resumo

As analogias são uma fonte heurística de pensamento para compreensão ou transição de ideias para a formação dos conceitos científicos, sendo muito utilizadas por cientistas e no cotidiano. Neste ensaio, buscamos fazer uma aproximação do conceito de analogia modal da teoria dooyeweerdiana com a Metodologia de Ensino com Analogia (MECA), no intuito de enriquecer as percepções ordinárias dos signos e a abertura cultural analítica científica. Realizamos uma pesquisa de sondagem sobre métodos de ensino com uso de analogias, para em seguida expormos conceitos da teoria cosmonômica de Dooyeweerd buscando fundamentar o conceito de analogia modal, abertura cultural e princípio Shalom. Por fim, evidenciamos o diálogo dessa concepção filosófica dooyeweerdiana com o uso da MECA no exemplo da analogia da Árvore da Vida de Charles Darwin. Nessa interação percebemos o enriquecimento (abertura cultural) de relações analógicas já conhecidas de desenvolvimento evolutivo, extinção e aparecimento de espécimes em função dos órgãos vegetais gomos, folhas e ramos; a construção de novas relações analógicas modais para outros órgãos e situações em que o vegetal comumente sobrevive, como a presença dos seres nos meios ambientais distintos (aquáticos, terrestres e aéreos) e reprodução de caráter teleológico em relação aos órgãos de raízes e frutos; e também a discursividade do equilíbrio para o contexto social e ambiental por meio do princípio Shalom.

Biografia do Autor

Saulo Cezar Seiffert Santos, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (2010), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, aprendizagem significativa, analogias e metáforas, ensino de zoologia, modelos mentais e educação em espaços não formais. Trabalho atualmente na Área de Ensino de Ciências do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Seiffert Santos, S. C. (2020). UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O DESDOBRAMENTO MULTIMODAL DA REALIDADE: O EXEMPLO DE TÓPICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 80–97. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p80

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Artigos