SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA: ASSERÇÕES COMENTADAS PARA UMA ARTICULAÇÃO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Autores

  • Luiz O. Q. Peduzzi Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Anabel Cardoso Raicik Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (Egressa) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19

Palavras-chave:

Educação Científica, Natureza da Ciência, História da Ciência

Resumo

Um dos objetivos da educação científica, na atualidade, em qualquer nível de ensino, é o de propiciar uma compreensão de natureza da ciência compatível com reflexões filosóficas contemporâneas.Todavia, discussões implícitas sobre a ciência em materiais de ensino não são suficientes para promover um aprendizado significativo e atual do tema. A literatura mostra que é preciso desenvolver estratégias que tornem explícitas certas proposições, ou questionamentos. Em geral, princípios descontextualizados e declarativos, de enunciados sucintos e passíveis de ambiguidade, presentes em listas que reúnem aspectos teoricamente consensuais sobre a natureza da ciência, com frequência são distorcidos e mal compreendidos por estudantes e professores. Nesse sentido, este artigo apresenta uma série de 18 asserções comentadas, que explicitam entre si sobreposições e convergências, assim como divergências, como uma alternativa potencialmente útil para a abordagem de vários aspectos da natureza da ciência e do trabalho científico no ensino. Além disso, contextualiza a gênese dessas proposições, desenvolvidas inicialmente para serem articuladas a um conjunto de textos sobre a história da ciência/física, mas que se mostram igualmente profícuas para um vínculo e contraste com produções históricas da ciência em geral, análises epistemológicas de filmes, séries/vídeos, hipermídias, documentos e narrativas históricas e outras ações que visem uma melhor compreensão e aprofundamento desta temática no universo de estudantes, professores e pesquisadores em formação.

Biografia do Autor

Luiz O. Q. Peduzzi, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Departamento de Física

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Peduzzi, L. O. Q., & Raicik, A. C. (2020). SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA: ASSERÇÕES COMENTADAS PARA UMA ARTICULAÇÃO COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 19–55. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19

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