O PIOR INIMIGO DA CIÊNCIA: PROCURANDO ESCLARECER QUESTÕES POLÊMICAS DA EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Felipe Damasio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Araranguá, SC – Brasil/Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC)
  • Luiz O. Q. Peduzzi Departamento de Física – Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) Campus Universitário, 88040-900 - Florianópolis, SC – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p97

Palavras-chave:

Feyerabend, anarquismo epistemológico, tudo vale, formação de professores

Resumo

Muitas das objeções à epistemologia de Feyerabend decorrem de interpretações equivocadas das ideias deste autor. Termos e expressões como anarquismo epistemológico, irracionalidade, controle da ciência e tudo vale podem dar a falsa impressão de que os argumentos do autor são caóticos e insustentáveis. Este trabalho discute esses conceitos, contrapondo-se a interpretações equivocadas sobre eles. No âmbito da formação inicial e continuada de professores, esta reflexão pode ser útil tanto para a desconstrução de certas imagens equivocadas sobre a natureza da ciência como para gerar cidadãos mais críticos, e em maior sintonia com conceitos da moderna filosofia da ciência.   

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Damasio, F., & Peduzzi, L. O. Q. (2016). O PIOR INIMIGO DA CIÊNCIA: PROCURANDO ESCLARECER QUESTÕES POLÊMICAS DA EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(1), 97–126. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p97

Edição

Seção

Artigos