A PARTE QUE FALTA: CLITÓRIS E SUA (SUB)REPRESENTAÇÃO NA CIÊNCIA E NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p365Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino de Biologia, Educação em Ciências, Epistemologia feminista, Sistema reprodutor femininoResumo
O clitóris é um órgão bastante invisibilizado ainda nos dias atuais, especialmente no ensino. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo central propor uma sequência didática que evidencie a sub-representação do clitóris na ciência e no ensino. Para tanto, foram sistematizados aspectos históricos e anatomofisiológicos do clitóris, por meio de pesquisa bibliográfica em estudos que tratam do órgão, o que permitiu evidenciar aspectos de natureza da ciência nesse contexto, bem como (re)contextualizar aspectos da anatomia e fisiologia do clitóris para o ensino. Além disso, a análise de livros didáticos e de vídeos que se dizem aula tornou evidente a (sub)representação da anatomofisiologia do clitóris e de seu conhecimento científico. A partir dessas constatações, sustentamos que discutir os aspectos anatomofisiológicos e históricos do clitóris pode ser um meio para a abordagem da natureza da ciência em aulas de ciências e de biologia. Por fim, propôs-se uma sequência didática sobre o clitóris, destinada a professores de Ciências e de Biologia.Referências
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