EXPERIMENTOS EXPLORATÓRIOS E EXPERIENTIA LITERATA: (RE) PENSANDO A EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Anabel Cardoso Raicik Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC, Brasil
  • Luiz O. Q. Peduzzi Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC, Brasil
  • José A. P. Angotti Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Trindade, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p111

Palavras-chave:

Bacon, Experientia literata, Experimentação exploratória, Ensino de ciências

Resumo

Francis Bacon é, por vezes, apontado como o primeiro filósofo experimental e, normalmente, sua filosofia é atrelada à ideia comum empírico-indutivista. A fim de mostrar uma nova imagem baconiana, este artigo analisa partes de sua principal obra, o Novum Organum, e apresenta seu conceito de experientia literata, pouco conhecido. Além disso, explicita contrapontos entre algumas considerações apresentadas por Bacon e certas concepções do “novo experimentalismo”, sobretudo à luz do conceito de experimentação exploratória delineado por Steinle. Por fim, aborda-se algumas implicações dessas reflexões para o ensino de ciências.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Raicik, A. C., Peduzzi, L. O. Q., & Angotti, J. A. P. (2018). EXPERIMENTOS EXPLORATÓRIOS E EXPERIENTIA LITERATA: (RE) PENSANDO A EXPERIMENTAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(1), 111–129. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p111

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