JOGO DE REALIDADE ALTERNATIVA (ARG) COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p198Palavras-chave:
Jogo de Realidade Alternativa (ARG), Avalição de aprendizagem, Modelo avaliativo, Ensino de Química.Resumo
O ensino de química vem passando por tentativas de repaginação. Nesse sentido, várias estratégias estão surgindo ou sendo adaptadas para torná-lo mais efetivo para a aprendizagem dos alunos, ao fortalecer competências de pensamento crítico, de comunicação e de colaboração, além do letramento tecnológico. Este artigo aponta para mudanças e inovações, pois discutimos o uso de um Jogo de Realidade Alternativa (ARG) como estratégia avaliativa no ensino de química. Este tipo de jogo consiste em uma narrativa interativa ambientada no mundo real. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e foi realizada com 35 discentes (n=35) de um curso de formação inicial em ensino de ciências. Os dados foram analisados sistematicamente e categorizados. Os resultados mostram que o ARG influenciou positivamente a colaboração entre os pares e aumentou a capacidade dos alunos em resolver desafios abarcando diferentes níveis de representação do conhecimento químico. O estudo mostra evidências de que o ARG pode ser utilizado como estratégia de avaliação de aprendizagem de natureza formativa, diagnóstica e autoavaliativa. Por fim, apresentamos um modelo avaliativo utilizando o ARG que pode ser aplicado em diferentes níveis de aprendizagem da química.Referências
Aboalela, R., & Khan, J. (2016). Model of Learning Assessment to Measure Student Learning: Inferring of Concept State of Cognitive Skill Level in Concept Space. 2016 3rd International Conference on Soft Computing & Machine Intelligence (ISCMI). https://dx.doi.org/10.1109/iscmi.2016.26
Adams, E. (2013). Fundamentals of game design. Pearson Education.
Aksakal, N. (2015). Theoretical View to the Approach of the Edutainment. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 186, 1232–1239. https://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.081
Bakio?lu, B. S. (2017). The Coachella Disaster: How the puppet masters of Art of the H3ist Pulled a Victory from the Jaws of Defeat. In A. Garcia & G. Niemeyer (Eds.), Alternate Reality Games and the Cusp of Digital Gameplay (pp.131-153). New York City: Bloomsbury Academic.
Beer, K., & Bothma, T. (2016). Alternate reality games (ARG) as innovative digital information sources, Library Hi Tech, 34(3), 433- 453. https://doi.org/10.1108/LHT-02-2016-0018
Benyon, D., Turner, P., & Turner, S. (2005). Designing interactive systems: People, activities, contexts, technologies. Harlow: Addison-Wesley.
Bono, J. J., & Breeze, M. (2008), “What is an ARG?: ARGology”. Recuperado de www.argology.org/_what-is-an-arg.
Bonsignore, E. et al. (2013). Playing for Real: Designing Alternate Reality Games for Teenagers in Learning Contexts. In International conference on interaction design and children (pp. 237–246). New York, 2013. p. 237–246. http://dx.doi.org/10.1145/2485760.2485788
Brackin, A. (2008). Tracking the emergent properties of the collaborative online story “Deus City” for testing the standard model of alternate reality games (Doctoral dissertation). University of Texas at Dallas. Texas, United States of America. Recuperado de http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.452.2156&rep=rep1&type=pdf
Broadfoot, P. (1987). Introducing Profiling: A practical manual. London: MacMillan Education LTD.
Broman, K., & Parchmann, I. (2014). Students’ application of chemical concepts when solving chemistry problems in different contexts. Chemistry Education Research and Practice, 15(4), 516–529. https://doi.org/10.1039/C4RP00051J
Cáceres, P. (2003). Análisis cualitativo de contenido: una alternativa metodológica alcanzable. Psicoperspectivas, v. II, 53-82. https://dx.doi.org/10.5027/psychoperspectives-Vol2-Issue1-fulltext-3
Câmara, R. H. (2013). Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), 179-191. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf
Chechi, A., & Cleophas, M. G. (2018). Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, (núm. ext.), 1-8. Recuperado de http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:bhhKgA_w6pYJ:revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/download/8934/6713/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Chess, S., & Booth, P. (2013). Lessons down a Rabbit Hole: Alternate Reality Gaming in the Classroom. New Media & Society, 16(6), 1002–1017. https://doi.org/10.1177/1461444813497554
Cleophas, M. G. (2019). ALTERNATE REALITY GAME (ARG): Breve Histórico, Definições e Benefícios para o Ensino e Aprendizagem da Química. Química Nova na Escola, 41(4), 335-343. https://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160173
Cleophas, M. G. P. (2017). Jogo, TIC e ensino de química: uma proposta pedagógica. In XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências; I Seminário Internacional de Educação em Ciências. Livro de atas do XVII ENEC| I SIEC (pp. 1-9). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal. Recuperado de http://www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS_.pdf
Cleophas, M. G. P., Cavalcanti, E. L. D., & Leão, M. C. (2014). Alternate Reality Game (ARG): uma ferramenta para a problematização de conceitos sobre a Química. In XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (pp.1-10). Ouro Preto, MG, 2014. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0361-1.pdf
Cleophas, M. G. P., Cavalcanti, E. L. D., Neri de Souza, F., & Leão, M. B. C. (2014). Alternate reality game (ARG): uma proposta didática para o ensino de química. Revista Tecnologias na Educação, 6(11) 1-16. Recuperado de http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art5-ano6-vol11-dez2014.pdf
Cleophas, M. G. P., Cavalcanti, E. L. D., Neri de Souza, F., & Leão, M. B. C. (2015). O ARG como Estratégia de Ensino e Aprendizagem da Química. In Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1-10). Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0361-1.pdf
Cleophas, M. G., & Chechi, A. (2018). Alternate Reality Game (ARG) e STEAM: uma articulação viável na promoção de uma aprendizagem multidisciplinar. Revista Tecnologias na Educação, Ano 10, número/vol. 28, 1-14. Recuperado de https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2019/01/Art29-Ano-10-vol28-Dezembro-2018.pdf
Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D., & Leão, M. B. C. (2017). Jogo de Realidade Alternativa (ARG): uma proposta para a construção de conhecimentos químicos. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, 3957-3962. Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/339986/430941
Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D., & Leão, M. C. (2016). Jogo de Realidade Alternada (ARG): Definições, Contribuições, Limitações e Potencialidades para Contextos Educacionais. In XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (pp.1-12). Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0725-1.pdf
Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D., & Soares, M. H. F. B. (2018) Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou pedagógico no Ensino de Química/Ciências? Colocando os pingos nos "is". In M. Cleophas, M. H. F. B. Soares (Orgs.). Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências (pp. 33-43). São Paulo, SP: Livraria da Física.
Corona, F., Cozzarelli, C., Palumbo, C., & Sibilio, M. (2013). Information Technology and Edutainment: Education and Entertainment in the Age of Interactivity. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence, 4(1), 12–18. https://doi.org/10.4018/jdldc.2013010102
D'Angelo, O. (2005). Autonomía integradora y transformación social, el desafíoético emancipatorio de la complejidad, Publicaciones Acuario, La Habana.
Davies R., Krizova R., & Weiss D. (2006). eMapps.com: Games and Mobile Technology in Learning. In: Nejdl W., Tochtermann K. (Eds). Innovative Approaches for Learning and Knowledge Sharing. EC-TEL 2006. Lecture Notes in Computer Science, vol. 4227. Springer, Berlin, Heidelberg. Recuperado de https://link.springer.com/chapter/10.1007/11876663_10
Davies, H. (2017). Towards an ethics of alternate reality games. Digital Studies/le Champ Numérique, 6(3). https://doi.org/10.16995/dscn.36
Dohrn, S. W., & Dohn, N. B. (2018). The role of teacher questions in the chemistry classroom. Chemistry Education Research and Practice, 19(1), 352–363. https://doi.org/10.1039/C7RP00196G
Evans, E., Flintham, M., & Martindale, S. (2014). The Malthusian Paradox: performance in an alternate reality game. Personal and Ubiquitous Computing, 18(7), 1567–1582. https://doi.org/10.1039/c7rp00196g
Gosciola, V. (2008). Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas. São Paulo, SP: Senac.
Gurzick, D., White, K. F., Lutters, W. G., Landry, B. M., Dombrowski, C., & Kim, J. Y. (2011). Designing the future of collaborative workplace systems. In Proceedings of the 2011 iConference on - iConference ’11. Recuperado de https://dx.doi.org/10.1145/1940761.1940785
Hainey, T., Boyle, E., Connolly, T., & Stansfield, M. (2011). Gender Differences in Motivations for Playing Computer Games: A Combined Analysis of Three Studies. In 5th European Conference on Games Based Learning (pp. 211-219). Reading: Academic Conferences and Publishing Limited (ACPIL).
Hakulinen, L. (2013). Alternate Reality Games for Computer Science Education. In Proceedings of the 13th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (pp. 43–50). Koli, Finland: ACM Press. https://doi.org/https://doi.org/10.1145/2526968.2526973
Hall, A. C. O. (2009). "I am Trying to Believe": Dystopia as Utopia in the Year Zero Alternate Reality Game. Eludamos. Journal for Computer Game Culture, 3(1), 69-82. Recuperado de https://www.eludamos.org/index.php/eludamos/article/view/vol3no1-8/111
Huizinga, Johan (2000). Homo Ludens. (4a ed.) São Paulo, SP: Perspectivas.
Ito, M. (2006). Engineering Play: Children's Software and the Cultural Politics of Edutainment. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 27(2), 139-160. https://doi.org/10.1080/01596300600676003
Johnstone, A. H. (1993). The development of chemistry teaching: A changing response to changing demand. Journal of Chemical Education, 70(9), 701-705. https://doi.org/10.1021/ed070p701
Kaufman, D., & Hausknechtho, S. (2018). Collaboration between generations in alternate reality games. https://doi.org/10.5151/9788580393040-03. Recuperado de https://openaccess.blucher.com.br/article-details/03-20938
Kim, J., Lee, E., Thomas, T., & Dombrowski, C. (2009). Storytelling in new media: the case of alternate reality games, 2001?2009, First Monday, 14(6), 1-17. https://doi.org/10.5210/fm.v14i6.2484
Koepfler, J. A., Sneeringer, K. T., & Goodlander, G. B. (2017) "PHEON: Practicing Problem Solving and Gaining Museum Literacy from Transmedia and Alternate Reality Games in Museums," Journal of Interactive Humanities, 3(1), Article 1. Recuperado de https://scholarworks.rit.edu/jih/vol3/iss1/1
Lévy, P. (1997). Collective intelligence: mankind’s emerging world in cyberspace. Cambridge: Perseus Books.
Libarkin, J. C. & Kurdziel, J. P. (2002). Research Methodologies in Science Education: The Qualitative-Quantitative Debate. Journal of Geoscience Education, 50(1), 78-86. https://doi.org/10.1080/10899995.2002.12028053
Lindt, I., Ohlenburg, J., Pankoke-Babatz, U., Ghellal, S., Oppermann, L., & Adams, M. (2005). Designing cross media games. In Proceedings of 2nd international workshop on pervasive gaming applications (pp. 8-13), Munich, Germany.
Liu, H. C., Andre, T., & Greenbowe, T. (2008). The Impact of Learner’s Prior Knowledge on Their Use of Chemistry Computer Simulations: A Case Study. Journal of Science Education and Technology, 17(5), 466–482.
López, A. (2007). Enseñanza por proyectos: una investigación acción en sexto grado. Revista de Educación, 342, 579-604. Recuperado de http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2007/re342/re342-26.html
Lynch, R., Mallon, B., & Connolly, C. (2015). The Pedagogical Application of Alternate Reality Games: Using Game-Based Learning to Revisit History. International Journal of Game-Based Learning, 5(2), 18–38. https://doi.org/10.4018/ijgbl.2015040102
Macvean, A. P. & Riedl, M. O. An enjoyment metric for the evaluation of alternate reality games. In Proceedings of the 6th International Conference on Foundations of Digital Games - FDG ’11 (pp.277-279). Bordeaux, France: ACM Press. https://doi.org/10.1145/2159365.2159411
Mcgonigal, J. (2008). Engagement economy: The future of massively scaled collaboration and participation. Palo Alto, California. Recuperado de http://www.iftf.org/uploads/media/Engagement_Economy_sm_0.pdf
McGonigal, J. (2011). Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. New York, NY, US: Penguin Press.
Mcgonigal, J. (2012). A Realidade em Jogo. Rio de Janeiro, RJ: Best Seller.
Montola, M. (2005). Exploring the edge of the magic circle: defining pervasive games. Paper presented at the Digtial Arts and Culture Conference, Copenhagen. Recuperado de
https://www.markusmontola.fi/exploringtheedge.pdf
Moseley, A. (2008). An alternative reality for higher education? lessons to be learned from online reality games. In ALT-C 2008 (pp. 1-9). Recuperado de https://moerg.files.wordpress.com/2008/10/moseley2008a.pdf
O’Hara, K., Grian, H., & Williams, J. (2008). Participation, collaboration and spectatorship in an alternate reality game. In Proceedings of the 20th Australasian Conference on Computer-Human Interaction Designing for Habitus and Habitat - OZCHI ’08. Cairns, Australia. https://doi.org/10.1145/1517744.1517787
O'Flynn, S., & Seelow, D. (2017). A concise history of Alternate Reality Games: from transmedia marketing campaigns to the college classroom. International Journal on Innovations in Online Education, 1(4), 1-5. Recuperado de https://onlineinnovationsjournal.com/streams/storytelling-in-online-education/62ec430b48550ca0.html
Örnebring, H. (2007). Alternate reality gaming and convergence culture. International Journal of Cultural Studies, 10(4), 445–462. https://doi.org/10.1177/1367877907083079
Palmer, C., & Petroski, A. (2016). Alternate Reality Games: Gamification for Performance. Published by Taylor & Francis Inc, United States.
Perrenoud, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre, RS: Artmed.
Ruiz, C. M. P. (2000). Evaluación Formativa, [en línea]. Recuperado de http://www.analitica.com/va/sociedad/articulos/2966931.asp
Russell, M. K., & Airasian, P. W. (2014). Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre, RS: AMGH.
Sanmartí, N. (2009). O mais importante é aprender a se autoavaliar. In N. Sanmartí (Ed.). Avaliar para aprender (pp. 49-57). Porto Alegre, RS: Artmed.
Schneider, J., & Kortuem, G. (2001). How to host a pervasive game: supporting face-to-face interactions in live-action roleplaying. In Designing Ubiquitous Computing Games Workshop at UbiComp (position paper), Atlanta, Georgia, USA, pp. 1–6. Recuperado de http://www.cse.chalmers.se/research/group/idc/ituniv/courses/03/uc/papers/how2host.pdf
Sotamaa, O. (2002). All the world’s a botfighter stage: Notes on location-based multi-user gaming. In Proceedings of Computer Games and Digital Content Conference (pp. 35–45). Tempere University Press, 35–45. Recuperado de https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.190.181&rep=rep1&type=pdf
Spencer, J. N. (2006). New Approaches to Chemistry Teaching. Journal of Chemical Education, 83(4), 528-533. https://doi.org/10.1021/ed083p528
Stenros, J. (2014). In Defence of a Magic Circle: The Social, Mental and Cultural Boundaries of Play. Digra, 1(2), 1-14. Recuperado de http://www.digra.org/digital-library/publications/in-defence-of-a-magic-circle-the-social-and-mental-boundaries-of-play/
Teng, C–I. (2008). Personality differences between online game players and nonplayers in a student sample. CyberPsychology and Behavior, 11(2), 232-234. http://dx.doi.org/10.1089/cpb.2007.0064
Villas Boas, B. M. (2005). O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação & Sociedade, 26(90), 291-306. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013
Whitton, N. (2014). Digital games and learning: research and theory. New York: Routledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
