ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENFOQUE CTS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DE GRUPO FOCAL

Autores

  • Filipe Lima Malta Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores/Mestrando no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS)
  • Luís Fernando Marques Dorvillé Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores/Professor adjunto
  • Tatiana Galieta Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores/Professora adjunta

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p98

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Enfoque CTS, Grupo Focal

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual utilizamos a técnica de grupo focal para investigar as visões de licenciandos em Ciências Biológicas acerca de Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas inter-relações a fim de compreender seus posicionamentos sobre o processo de alfabetização científica. A pesquisa foi realizada com um grupo de 12 licenciandos de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Foi elaborado um roteiro para a atividade de grupo focal contendo materiais de estímulo como histórias em quadrinhos, questões e um recorte de trabalho acadêmico. A coleta de dados foi realizada através de gravações de áudio posteriormente transcritas para análise. Inicialmente, o grupo apresentou concepções positivas sobre ciência e tecnologia, porém, no decorrer da atividade convergiram para posturas mais críticas a respeito do tema. Os participantes discutiram a desigualdade social na distribuição do conhecimento sobre assuntos de âmbito científico e tecnológico. Concordaram ser antiética uma formação científica para todos que tenha em si um propósito já pré-estabelecido, como o da formação profissional do indivíduo, mas acreditam haver um nível de conhecimento sobre ciência que consideram ser essencial à vida de todas as pessoas.

Biografia do Autor

Filipe Lima Malta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores/Mestrando no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS)

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e SociedadeUniversidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP)Rua Dr. Francisco Portela, 1470 – Patronato, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Malta, F. L., Dorvillé, L. F. M., & Nascimento, T. G. (2020). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENFOQUE CTS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DE GRUPO FOCAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 98–121. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p98

Edição

Seção

Artigos