A PRODUÇÃO SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRINCIPAIS TEMÁTICAS
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Educação em Ciências, Leitura de Textos de Divulgação Científica.Resumo
O presente artigo inicialmente apresenta um mapeamento da produção sobre Divulgação Científica na área de educação em ciências no período de 1997 a 2007 em anais de eventos, revistas e bancos de teses e dissertações, identificando as principais temáticas exploradas e os referenciais teóricos neles utilizados. Dentre as vertentes de estudos identificadas destacamos aquela que comenta aspectos relacionados à leitura de textos de Divulgação Científica por estudantes e professores de ciências, sendo que alguns desses trabalhos estão especificamente preocupados com o funcionamento de textos e a produção de sentidos pelos sujeitos leitores nos diferentes níveis de ensino. Entretanto, notamos que poucos estudos têm refletido sobre as possibilidades de discussão – no âmbito da formação inicial – de aspectos relacionados a textos de divulgação científica, tampouco sobre como se dariam as interações discursivas entre os futuros professores e os respectivos textos. Assim, nossas conclusões apontam a necessidade de novos estudos que aprofundem questões teóricas da relação entre a Divulgação Científica e o ensino formal de ciências de modo que sejam produzidos conhecimentos que nos auxiliem na compreensão dos impactos e potenciais que textos de divulgação proporcionam na formação científica integral dos sujeitos envolvidos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.