A EXPERIMENTAÇÃO PELO OLHAR DE GRADUANDOS EM QUÍMICA: RELAÇÕES COM O CONTEXTO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p313

Palavras-chave:

Formação de professores, Atividade Experimental, Representação Social, Abordagem estrutural

Resumo

Esta comunicação apresenta um estudo com graduandos de dois cursos de Química, denominados curso de Química A e curso de Química B. Objetivou-se identificar as Representações Sociais (RS) desses dois grupos a respeito de “experimentação” e estabelecer relações entre essas representações e o contexto formativo desses graduandos. Para isso, utilizou-se a abordagem estrutural da Teoria das RS. Para a coleta de informações, que ocorreu com 117 sujeitos, empregou-se um questionário com 12 questões, das quais quatro referem-se à técnica de livre associação de palavras a partir do termo indutor “experimentação”, enquanto as demais são de categorização dos sujeitos de pesquisa. Para o tratamento das informações, e determinação das RS desses grupos, empregou-se a análise prototípica e a análise de similitude. Os resultados mostram RS diferentes para os dois grupos. Enquanto os termos do NC das RS acerca de “experimentação” para os graduandos do curso de Química A foram: laboratório, pesquisa e teste, para os licenciandos do curso de Química B foram laboratório, pesquisa e conhecimento. Identificou-se que ambos os grupos compreendem a “experimentação” como um aspecto inerente da Química como uma Ciência empírica. Porém, além disso, os graduandos em Química do curso de Química B concebem a experimentação como um processo no ensino da Química. Dois fatores podem ser indicados como contribuintes para a explicação dessa diferença: i) a estrutura curricular dos cursos; e ii) a participação em projetos de iniciação à docência.

Biografia do Autor

Caian Cremasco Receputi, Programa Interunidades em Ensino de Ciências

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Possui experiência na área de Ensino de Química. Foi professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo no Campus Alegre (2015-2017) atuando principalmente nas disciplinas de Metodologia Científica e Química Básica. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e é membro do grupo de pesquisa Linguagem no Ensino de Química (LiEQui). Desenvolve projeto de pesquisa na linha de Formação de Professores, utilizando como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais.

Thaiara Magro Pereira, Programa Interunidades em Ensino de Ciências

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atualmente pesquisa na área de formação de professores utilizando o aporte teórico-metodológico das Representações Sociais. Participou do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid - Capes de 2011 a 2013, e participou do Programa Ciências sem fronteiras.

Marcos Vogel, Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Alegre

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Química) pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ensino de Ciências (Modalidade Química). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo no Campus de Alegre (CCA-UFES). Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Social, Histórias de Vida, práticas de ensino, profissão docente, análise de Conteúdo.

Daisy de Brito Rezende, Instituto de Química - Universidade de São Paulo

Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Química dessa mesma universidade (Departamento de Química Fundamental). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fotoquímica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) na gestão de maio de 2008 a maio de 2010, maio de 2016 a maio de 2018 e atualmente da gestão de 2018 - 2020.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Receputi, C. C., Pereira, T. M., Vogel, M., & Rezende, D. de B. (2020). A EXPERIMENTAÇÃO PELO OLHAR DE GRADUANDOS EM QUÍMICA: RELAÇÕES COM O CONTEXTO FORMATIVO. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 313–331. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p313

Edição

Seção

Artigos