A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO POR EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
pensamento conceitual, transformação, cognição, atividades dialógicasResumo
O presente artigo é fruto de investigações em sala de aula cujos resultados fazem parte de uma Dissertação de Mestrado (Bortolai, 2010) que teve por objetivo relatar a ressignificação do conceito de transformação por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual situada na cidade de São Paulo. As atividades selecionadas para análise da ressignificação desse conceito foram aplicadas, a princípio, individualmente, seguindo-se uma etapa de discussão do grupo de alunos, em conjunto com a professora regente, para a elaboração de uma síntese coletiva, apontando para características mais específicas dos processos, antes e após a transformação. Em seguida, foram propostas outras duas atividades que tinham por objetivo constatar a ressignificação do conceito em estudo. Dessa forma, foram obtidos os dados para observação das fases de ordenação do pensamento, conforme proposto por Vigotski (2005). Notou-se que parte dos educandos necessitam de discussões mais amplas para modificar sua estrutura cognitiva, a fim de atingir o pensamento conceitual, através da mobilização de suas funções psíquicas superiores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.