A LICENCIATURA E A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SER PROFESSOR DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p1Palavras-chave:
Professor, Representação Social, QuímicaResumo
O papel da Licenciatura na construção das representações sobre ser professor é o tema deste estudo, o qual contou com a participação de 44 estudantes ingressantes e 27 concluintes de um curso de Licenciatura em Química. A lente teórica utilizada foi a Teoria das Representações Sociais. Empregaram-se questionários com questões abertas, nas quais o público-alvo versou sobre como se vê como professor de Química. No discurso dos estudantes foram observadas as categorias: características e visão sobre o ensino. Na comparação entre as características que esses licenciandos propõem para a concretização dos processos de ensino e aprendizagem percebeu-se que as atitudes e práticas pedagógicas foram aventadas tanto pelos ingressantes quanto pelos concluintes, o que vem a reforçar as muitas representações sobre a docência construídas antes mesmo do ingresso na Licenciatura. No que concerne às características, bem como à sua visão sobre o ensino, percebe-se que estes processos, nas representações dos concluintes, já não se centralizam no professor; além disso, por ser este um professor de Química, percebe-se, ainda, a ampliação das representações, ao agregarem os discursos e conteúdos relacionados ao ensino da Química (particularmente o uso do cotidiano, o entendimento de fenômenos), abordados durante a graduação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.