A LICENCIATURA E A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SER PROFESSOR DE QUÍMICA

Autores

  • Camila Lima Miranda Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, USP, Brasil, Rua do Matão travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo-SP
  • Daisy de Brito Rezende Universidade de São Paulo, Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental; Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Rua do Matão travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo-SP
  • Julio Cezar Foschini Lisbôa Centro Universitário Fundação Santo André, Brasil. Av. Príncipe de Gales, 821 - Vila Príncipe de Gales, Santo André – SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p1

Palavras-chave:

Professor, Representação Social, Química

Resumo

O papel da Licenciatura na construção das representações sobre ser professor é o tema deste estudo, o qual contou com a participação de 44 estudantes ingressantes e 27 concluintes de um curso de Licenciatura em Química. A lente teórica utilizada foi a Teoria das Representações Sociais. Empregaram-se questionários com questões abertas, nas quais o público-alvo versou sobre como se vê como professor de Química. No discurso dos estudantes foram observadas as categorias: características e visão sobre o ensino. Na comparação entre as características que esses licenciandos propõem para a concretização dos processos de ensino e aprendizagem percebeu-se que as atitudes e práticas pedagógicas foram aventadas tanto pelos ingressantes quanto pelos concluintes, o que vem a reforçar as muitas representações sobre a docência construídas antes mesmo do ingresso na Licenciatura. No que concerne às características, bem como à sua visão sobre o ensino, percebe-se que estes processos, nas representações dos concluintes, já não se centralizam no professor; além disso, por ser este um professor de Química, percebe-se, ainda, a ampliação das representações, ao agregarem os discursos e conteúdos relacionados ao ensino da Química (particularmente o uso do cotidiano, o entendimento de fenômenos), abordados durante a graduação. 

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

Miranda, C. L., Rezende, D. de B., & Lisbôa, J. C. F. (2016). A LICENCIATURA E A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SER PROFESSOR DE QUÍMICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(2), 01–11. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p1

Edição

Seção

Artigos