ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE USO DE MISTURAS CASEIRAS NA LIMPEZA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p221Palavras-chave:
Alfabetização Científica e Tecnológica, Licenciatura em Química, Ensino de CiênciasResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar aspectos da formação de professores contemplados no desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em um curso de Licenciatura em Química. A IIR é uma proposta metodológica que contribui com o processo de Alfabetização Científica e Tecnológica dos participantes e se desenvolve a partir de uma situação problema. No caso considerado na análise, a situação problema envolveu o uso de misturas caseiras para limpeza doméstica. Anotações de campo da professora-pesquisadora, o produto final e a produção textual dos licenciandos foram submetidos a uma Análise Textual Discursiva. Verificou-se que, por um lado, aspectos relacionados à epistemologia, História da Ciência e ao modo de pensar tecnológico precisariam ser mais aprofundados nas discussões durante a IIR. Por outro lado, a experiência proporcionou aos licenciandos reflexões sobre a construção do conhecimento e as possibilidades do uso da metodologia em sala de aula no sentido de promover um Ensino de Química mais comprometido com a formação cidadã.Referências
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