ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE USO DE MISTURAS CASEIRAS NA LIMPEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p221

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, Licenciatura em Química, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar aspectos da formação de professores contemplados no desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em um curso de Licenciatura em Química. A IIR é uma proposta metodológica que contribui com o processo de Alfabetização Científica e Tecnológica dos participantes e se desenvolve a partir de uma situação problema. No caso considerado na análise, a situação problema envolveu o uso de misturas caseiras para limpeza doméstica. Anotações de campo da professora-pesquisadora, o produto final e a produção textual dos licenciandos foram submetidos a uma Análise Textual Discursiva. Verificou-se que, por um lado, aspectos relacionados à epistemologia, História da Ciência e ao modo de pensar tecnológico precisariam ser mais aprofundados nas discussões durante a IIR. Por outro lado, a experiência proporcionou aos licenciandos reflexões sobre a construção do conhecimento e as possibilidades do uso da metodologia em sala de aula no sentido de promover um Ensino de Química mais comprometido com a formação cidadã.

Biografia do Autor

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e EducaçãoÁrea de Ensino de Química

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Milaré, T. (2020). ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE USO DE MISTURAS CASEIRAS NA LIMPEZA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 221–234. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p221

Edição

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Artigos