MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM ÊNFASE EM UMA DESCRIÇÃO EPISTEMOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p235Palavras-chave:
Modelos Atômicos, Aprendizagem Significativa, UEPSResumo
Neste trabalho, apresentamos os resultados da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de 10 horas-aula sobre Modelos Atômicos, enfatizando a construção epistemológica do conceito de átomo, em uma perspectiva Kuhniana, para alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade paraense no interior da Amazônia. Para estudar os processos de Aprendizagem dos estudantes, utilizamos a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados da comparação da atividade inicial e da verificação final de Aprendizagem apontam para a evolução das visões conceitual, histórico-epistemológica, e tecnológica dos alunos em termos qualitativos, e das visões conceitual e histórica em termos quantitativos. Conclui-se haver evidências de padrões de subsunção tanto derivativa como correlativa, em maior frequência, e de superordenação ocorrendo em um menor número de vezes.Referências
Ausubel, D. P. (2000). Acquisition and retention of Knowledge: a cognitive view. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Press.
Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto.
MEC (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/Semetec,1999. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf
Campbell, D., & Stanley, J. (1979). Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo, SP: EPU.
Correa, C., & Lopes, C. (2017). Ensino de modelos atômicos usando episódios da História da Ciência. In Atas do X Simpósio Nacional Sobre Investigación en Enseñanza de Las Ciencias. Sevilha, España. Recuperado de https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/131_-_Ensino_de_Modelos_Atomicos_usando_episodios_da_Historia_da_Ciencia.pdf
Damásio, F., & Peduzzi, L. (2017) A formação continuada de professores para um ensino subversivo visando uma aprendizagem significativa crítica por meio da História e Filosofia da Ciência sob o viés relativista: um estudo de caso. Experiências em Ensino de Ciências, 12(5), 47-67. Recuperado de https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID379/v12_n5_a2017.pdf
Feynman, R., Leighton, R., & Sands, S. (2009). Lições de Física. Porto Alegre, RS: Bookman.
Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre, RS: Bookman/Artmed.
Fourez, G. (2003). Crise no Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 8(2), 109-123. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/542
Junior, M. S. L. P., & Neto, J. E. S. (2015). Situações-problema como estratégia didática para o Ensino dos Modelos Atômicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 8(3), 181-202. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v8n3.2725
Kuhn, T. (1977). The Essential Tension: Selected Studies in Scientific Tradition and Change. Chicago, United States of America: University of Chicago Press.
Kuhn, T. (1997). A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo, SP: Perspectiva.
Macedo, M. S. (2018). Evolução dos modelos atômicos: uma proposta epistemológica na elaboração de modelos teóricos para explicar a estrutura da matéria (PA). (Dissertação de mestrado). Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/343053542_Evolucao_dos_modelos_atomicos_uma_proposta_epistemologica_na_elaboracao_de_modelos_teoricos_para_explicar_a_estrutura_da_materia
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação, 9(2), 191-211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
Moreira, M. A. (2011). Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas. Aprendizagem Significativa em Revista, 1(2), 43-63. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/asr/?go=artigos&idEdicao=2
Pantoja, G., Herscovitz, V. E., & Moreira, M.A. (2011). Uma revisão da literatura sobre a pesquisa em ensino de mecânica quântica no período de 1999 a 2009. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 4(3),1-34. 10.3895/S1982-873X2011000300001
Santana, F. B., & Santos, P. J. S. (2007) Espectroscopia e modelos atômicos: uma proposta para discussão de conceitos de Física Moderna no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 34(2), 555-589. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p555.
Silva, G. S., Braibante, M. E. F., & Braibante, H. T. S. (2014). Oficina temática: uma proposta metodológica para o Ensino do modelo atômico de Bohr. Ciência & Educação (Bauru), 20(2), 481-495. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.