MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM ÊNFASE EM UMA DESCRIÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • Mariel dos Santos Macedo Instituto Federal do Pará
  • Glauco Cohen Ferreira Pantoja Universidade Federal do Oeste do Pará http://orcid.org/0000-0001-5670-8006
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p235

Palavras-chave:

Modelos Atômicos, Aprendizagem Significativa, UEPS

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de 10 horas-aula sobre Modelos Atômicos, enfatizando a construção epistemológica do conceito de átomo, em uma perspectiva Kuhniana, para alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade paraense no interior da Amazônia. Para estudar os processos de Aprendizagem dos estudantes, utilizamos a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados da comparação da atividade inicial e da verificação final de Aprendizagem apontam para a evolução das visões conceitual, histórico-epistemológica, e tecnológica dos alunos em termos qualitativos, e das visões conceitual e histórica em termos quantitativos. Conclui-se haver evidências de padrões de subsunção tanto derivativa como correlativa, em maior frequência, e de superordenação ocorrendo em um menor número de vezes.

Biografia do Autor

Mariel dos Santos Macedo, Instituto Federal do Pará

Licenciado em Física Ambiental - UFPA (2012)Especialista em Ensino de Física Ambiental - UFOPA (2016)Mestre em Ensino de Física - UFOPA (2018)Graduando em Engenharia Civil - IFPA (2018 - ) 

Glauco Cohen Ferreira Pantoja, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciado em Física (UFPA - 2009)Mestre em Ensino de Física (UFRGS - 2011)Doutor em Ensino de Física (UFRGS - 2015)Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (a partir de 2012)Graduando em Psicologia (UNAMA - 2019) 

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física (UFRGS - 1965)Mestre em Física (UFRGS - 1972)PhD em Science Education (Cornell University - 1977)Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bolsista de produtividade senior do CNPQ 

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Macedo, M. dos S., Pantoja, G. C. F., & Moreira, M. A. (2020). MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM ÊNFASE EM UMA DESCRIÇÃO EPISTEMOLÓGICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(2), 235–258. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p235

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