ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO COM UM VIÉS EPISTEMOLÓGICO
Palavras-chave:
ensino de Física, etnografia de sala de aula, visões epistemológicas contemporâneasResumo
Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.