MODELOS EDUCACIONAIS EM 30 PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes UNICAMP/Grupo Formar-Ciências/Faculdade de Educação Av. Bertrand Russell, 801. Cidade Universitária "Zeferino Vaz". 13083-865 - Campinas-SP– Brasil.
  • Jorge Megid Neto UNICAMP/Grupo Formar-Ciências/Faculdade de Educação Av. Bertrand Russell, 801. Cidade Universitária "Zeferino Vaz". 13083-865 - Campinas-SP– Brasil.

Palavras-chave:

ensino de ciências, práticas pedagógicas, tendências pedagógicas, séries iniciais

Resumo

Buscou-se conhecer as características e tendências pedagógicas das práticas escolares propostas e implementadas em teses e dissertações direcionadas ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 1972 a 2005. Identificaram-se trinta trabalhos que foram analisados quanto ao método de ensino, recursos didáticos, relação professor-aluno, avaliação, referencial teórico e modelo educacional (tradicional, redescoberta, construtivista, tecnicista, CTS, sociocultural). Observou-se que o modelo construtivista foi predominante (63%), seguido do sociocultural (20%) e do modelo da redescoberta (10%) e que as práticas pedagógicas foram elaboradas pelos pesquisadores, aplicadas pelos professores e realizadas pelos alunos, acentuando uma relação hierárquica vertical entre universidade e escola. As práticas implementadas (nível de fato) na maioria das vezes se distanciam do que foi preconizado no discurso do pesquisador (nível de propósito). Observou-se ainda que os pesquisadores não encontram dificuldades em aplicar uma proposta pedagógica com características inovadoras, todavia provocar mudanças nas relações escolares e sociais e nas formas de avaliação constitui uma barreira de difícil transposição.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Fernandes, R. C. A., & Neto, J. M. (2016). MODELOS EDUCACIONAIS EM 30 PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(3), 641–662. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/175

Edição

Seção

Artigos