AÇÕES DISCENTES E A RELAÇÃO COM O SABER EM AULAS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p86

Palavras-chave:

Aprendizagem, Relação com o saber, Matriz do Estudante, Ação discente

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para análise das ações discentes e das relações didático-pedagógicas estabelecidas em sala de aula para as disciplinas de Matemática, Física e Química. A investigação tem como aporte teórico a teoria da relação com o saber de Charlot (2000), o conceito de atividade e ação abordado por Leontiev (2014) e a Matriz do Estudante, um instrumento teórico-metodológico desenvolvido por Arruda, Benicio e Passos (2017). A questão que norteou esta investigação foi: como as ações discentes estão relacionadas com o saber, com o ensinar e com o aprender em aulas de Matemática, Física e Química? Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se naquilo que nos apresenta a Análise Textual Discursiva. Os documentos investigados foram notas de campo realizadas em situação de observação das aulas e as transcrições das gravações em áudio e vídeo ocorridas em um curso de Ensino Médio e Técnico Integrado de um Instituto Federal do Paraná. As análises realizadas apontaram que para a relação discente com o professor e seu ensino: na dimensão epistêmica houve o predomínio de ações referentes à organização; na dimensão pessoal a organização também esteve em destaque além das ações de interação de aprendizagem com a professora; na dimensão social destacaram-se as ações de natureza dispersiva. Quando focamos na relação discente com sua aprendizagem temos que: para as dimensões epistêmica e pessoal as ações relativas à interação com a professora foram mais frequentes; na dimensão social mantiveram-se as interações sociais que dispersavam os estudantes das atividades da aula. Não foram encontradas ações que indicassem como os estudantes avaliaram a relação do professor com os saberes escolares/profissionais.

Biografia do Autor

Marily Aparecida Benicio, Instituto Federal do Paraná Rodovia PR 160, km 19,5. Telêmaco Borba, Paraná, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciência e Educação Matemática (UEL, 2018). Atualmente é Professora do IFPR - Campus Telêmaco Borba.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (USP, 2001). Atualmente é Professor Sênior da UEL.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência (Unesp/Bauru, 2009). Atualmente é Professora Sênior da UEL.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Benicio, M. A., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2020). AÇÕES DISCENTES E A RELAÇÃO COM O SABER EM AULAS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 86–107. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p86

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