INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES ENTRE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p601Palavras-chave:
Textos de Divulgação Científica, Livro Didático, Ligações Químicas, Wordle, IramuteqResumo
Com o objetivo de promover a utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC), por professores de Química da Educação Básica, este trabalho buscou analisar afinidades existentes entre os TDC publicados na Revista Ciência Hoje, selecionados por Cantanhede (2012) e Sousa, Cantanhede e Cantanhede (2020) para o conteúdo Ligações Químicas, e as discussões sobre esse conteúdo presentes nos seis Livros Didáticos de Química, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o triênio 2018/2020. A análise da afinidade foi realizada pela ferramenta Wordle, a partir da geração de nuvem de palavras, que destaca os termos mais frequentes em um conjunto de palavras, e o software IRaMuTeQ, utilizado para análise qualitativa de dados textuais, a partir da Análise Fatorial por Correspondência (AFC) e análise de Similitude. Os TDC, Por que a água não pega fogo se é formada por dois elementos combustíveis? (Edição 231, out/2006) e Como o enxofre pode se ligar mais de duas vezes ao oxigênio sendo ambos bivalentes? (Edição 276, nov/2010), apresentaram uma afinidade satisfatória com a forma com que o conteúdo Ligações Químicas é discutido nos LD investigados, considerando as nuvens de palavras geradas a partir desses materiais. Os termos de maior destaque nos LD foram: hidrogênio, átomo, substância, elemento, molécula e ligação. Os TDC se utilizam desses termos para fazer menções de significados e explicações dos fenômenos químicos com os termos em destaque nas nuvens. Essas relações entre TDC e LD, podem representar um importante parâmetro para a utilização de TDC em sala de aula e, assim, sustentar discussões de forma contextualizada de conteúdos químicos na Educação Básica.Referências
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