ENSINO DE CIÊNCIAS E O TEATRO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A RESPEITO DAS CIÊNCIAS E DOS CIENTISTAS

Autores

  • Maria Cecília Luiz UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Tiago Nadim Ginebro Mestre em Educação pelo PPGE/UFSCar - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p196

Palavras-chave:

Representação Social, Roteiros de teatro, Teatro Científico

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar quais eram as representações sociais a respeito da ciência e dos cientistas em dois roteiros de teatro científico de estudantes do Ensino Superior de duas Universidades Públicas que criavam e encenavam suas peças para discentes do Ensino Médio. Esta pesquisa qualitativa teve como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico e a análise documental desses roteiros. Como resultado, compreendeu-se que a representação social dos dois roteiros produzidos pelos graduandos reproduziam suas formações iniciais e seus valores culturais, o que fez, e ainda faz perpetuar as representações sociais para discentes secundaristas, como: a ideia de que o cientista é diferenciado das demais pessoas, trabalha isolado e com experimentos em laboratórios. A hipótese inicial era que os roteiros estariam permeados de representações sociais dos seus autores com características de concepções progressistas e de ensino tradicional. A palavra “verdade”, seus sinônimos ou antônimos não tiveram uma ocorrência constante em ambos os roteiros, no entanto, isso não impediu de observar uma representação social de ciência que, por vezes, era tida como absoluta.  

Biografia do Autor

Maria Cecília Luiz, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Ministra nos cursos de graduação presencial e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. É coordenadora do grupo GEPESC Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação,Subjetividade e Cultura (https://gepesc.ufscar.br/). Possui estudos com foco em três pesquisas: Programa de mentoria e cooperação em gestão escolar (2019/2020); Violências e as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: experimentações em ateliês (2018/2019); e Efeitos da pobreza e desigualdade social nas escolas do estado de São Paulo: análises quantitativas e qualitativas (2018/2019).  

Tiago Nadim Ginebro, Mestre em Educação pelo PPGE/UFSCar - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos

Professor de Física da escola estadual de São Paulo. Graduado em Física pela UDSP/São Carlos e Graduado em Licenciatura em Física pela UFSCar. Mestre em Educação pelo PPGE/UFSCar - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos  

Referências

Aikenhead, G. S., & Ryan, A. G. (1992). O desenvolvimento de um novo instrumento: Vistas sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (VOSTS). Science Education, 76(5), 477–491.

Almeida, A. M. de O., & Costa, W. A. da. (1999). Teoria das representações sociais: uma abordagem alternativa para se compreender o comportamento dos indivíduos e dos grupos sociais. Revista de Educação Pública, 8(13), 250-280. Recuperado de https://www.scielo.br/j/pcp/a/wrWbcH7fPm37DBzk6x4JmKK/

Anderson, B. (1989). Nação e consciência nacional. São Paulo, SP: Ática.

Blanco, R., & Niaz, M. (1997). Epistemological beliefs of students and teachers about the nature of science: from “baconian inductive ascent” to the “irrelevance” of scientific laws. Instructional Science, 25(3), 203-231. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/23371253

Dagher, Z. R., & Boujaoude, S. (2005). Students' perceptions of the nature of evolutionary theory. Science Education, 89(3), 378-391. https://doi.org/10.1002/sce.20054

Damatta, R. (1987). Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, RJ: Rocco

Feyerabend, P. (1989). Contra o Método (3a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves

Fonseca, C. V. (2019). Representações Sociais do Conhecimento Científico: Estudo de casos múltiplos envolvendo estudantes de um Instituto Federal. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, ,(1), 19-39. Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen18/REEC_18_1_2_ex1137.pdf

Franco, M. L. P. B., & Varlotta, Y. M. da C. L. (2004). As representações sociais de professores do ensino médio. Estudos em Avaliação Educacional, 15(30), 17-28. Recuperado de http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1013/1013.pdf

Goldschmidt, A. I., Goldschmidt-Junior, J. L., & Loreto, E. L. da S. (2014). Concepções referentes à ciência e aos cientistas entre alunos dos anos iniciais e alunos em formação docente. Contexto & Educação, 29(92), 132-164. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.132-164

Hobbes, T. (1984). O Leviatã. São Paulo, SP: Abril

Harres, J. B. S. (1999). Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, 4(3), 197-211. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/603/pdf

Hume, D. A. (2005). The Philosophy of David Hume. Basingstoke, London, England: Palgrave MacMillan

Irez, S. (2006). Are we prepared? An assessment of preservice science teacher educators’ beliefs about nature of science. Science Education, 90(6), 1113-1143. https://doi.org/10.1002/sce.20156

Jodelet, D. (2018). Ciências sociais e representações: estudo dos fenômenos representativos e processos sociais, do local ao global. Revista Sociedade e Estado, 33(2),423-442. Recuperado de https://www.scielo.br/j/se/a/BzhBBK7NjwBZ7PgxSYH5tvR/

Kuhn, T. S. (1978) A estrutura das revoluções cientificas (5a ed.). São Paulo, SP: Perspectiva

Lederman, N. G., Abd-El-Khalick, F., Bell, R. L., & Schwartz, R. S. (2002). Views of nature of science questionnaire: toward valid and meaningful assessment of learners’ conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, 39(6), 497-521. https://doi.org/10.1002/tea.10034

Lemes, A. F. G. (2013). Aspectos filosóficos e educacionais da química: investigando as concepções de doutorandos em química. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10042014-195416/pt-br.php

Martins, Roberto. (2001). Como não escrever sobre história da física – um manifesto historiográfico. Revista Brasileira de Ensino de Física, 23(1), 113-129. Recuperado de http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23_113.pdf

McComas, W. F. (1998). The principal elements of the nature of science: Dispelling the myths of science. In McComas, W. F. (Ed.). The nature of science in science education: Rationales and strategies (pp. 53-70). Los Angeles: Kluwer Academic Publishers

Mead, M., & Metraux, R. (1957). Image of the scientist among high-school students. Science, 126(3270), 384-390. https://doi.org/110.1126/science.126.3270.384

Melo, E. G. S., Tenório, A., & Accioly-Junior, H. (2010). Representações sociais de ciência de um grupo de licenciandos em Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(2), 457-466. Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen9/ART9_Vol9_N2.pdf

Moscovici, S. (1978). A representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar

Moscovici, S. (1990). Social psychology and developmental psychology: extending the conversation. In Duveen, G., & Lloyd, B. (Ed.). Social representations and the development of knowledge (pp. 164-185). Cambridge: Cambridge University Press

Moscovici, S. (2003). Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes

Oliveira, B. A de. (2011). Gestão educacional Pós-Municipalização: Práticas patrimonialistas, poder e outros desafios na ótica dos gestores. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSCar), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

Pereira, C. S. (2016). Representação social de licenciandos em Química sobre seu objeto de estudo – a química. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/pt-br.php

Pujalte, A. P., Bonan, L., Porro, S., & Adúriz-Bravo, A. (2014). Las imágenes inadecuadas de ciencia y de científico como foco de la naturaleza de la ciencia: estado del arte y cuestiones pendientes. Ciência & Educação (Bauru), 20(3), 535-548. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300002

Sahin, C. T., & Köksal, M. S. (2010). How are the perceptions of high school students and teachers on NOS as a knowledge type presented in schools in terms of “importance” and “interest”? International Journal of Environmental & Science Education, 5(1), 105-126. https://doi.org/10.1002/tea.10081

Sandoval, W., & Morrison, K. (2003). High school students’ ideas about theories and theory change after a biological inquiry unit. Journal of Research in Science Teaching, 40(4), 369-392.

https://doi.org/10.1002/tea.10081

Schwartzman, S. (1979). Formação da comunidade científica no Brasil. São Paulo, SP: Nacional

Tsai, C. (2006). Reinterpreting and reconstructing science: Teachers’ view changes towards the nature of science by courses of science education. Teaching and Teacher Education, 22(3), 363-375. https://doi.org/10.1016/j.tate.2004.06.010

Vianna, J., Aydos, M. C.; & Siqueira, O. (1997). Curso noturno de licenciatura em química – uma década de experiência na UFMS. Química Nova, 20(2), 213-218. Recuperado de https://www.scielo.br/j/qn/a/7qfpzRpmGN9V5c93R8w7xmv/

Wei, B., & LI, X. (2017). Exploring science teachers’ perceptions of experimentation: implications for restructuring school practical work. International Journal of Science Education, 39(13), 1775–1794. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1351650

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Luiz, M. C., & Ginebro, T. N. (2021). ENSINO DE CIÊNCIAS E O TEATRO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A RESPEITO DAS CIÊNCIAS E DOS CIENTISTAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 196–211. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p196

Edição

Seção

Artigos