ENSINO DE CIÊNCIAS E O TEATRO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A RESPEITO DAS CIÊNCIAS E DOS CIENTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p196Palavras-chave:
Representação Social, Roteiros de teatro, Teatro CientíficoResumo
O objetivo deste artigo foi analisar quais eram as representações sociais a respeito da ciência e dos cientistas em dois roteiros de teatro científico de estudantes do Ensino Superior de duas Universidades Públicas que criavam e encenavam suas peças para discentes do Ensino Médio. Esta pesquisa qualitativa teve como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico e a análise documental desses roteiros. Como resultado, compreendeu-se que a representação social dos dois roteiros produzidos pelos graduandos reproduziam suas formações iniciais e seus valores culturais, o que fez, e ainda faz perpetuar as representações sociais para discentes secundaristas, como: a ideia de que o cientista é diferenciado das demais pessoas, trabalha isolado e com experimentos em laboratórios. A hipótese inicial era que os roteiros estariam permeados de representações sociais dos seus autores com características de concepções progressistas e de ensino tradicional. A palavra “verdade”, seus sinônimos ou antônimos não tiveram uma ocorrência constante em ambos os roteiros, no entanto, isso não impediu de observar uma representação social de ciência que, por vezes, era tida como absoluta.Referências
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