PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, formação inicial de professores de Matemática, comunidade de prática, pensamento algébricoResumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como o contexto de uma comunidade de prática de formação inicial de professores de Matemática colabora para aprendizagem sobre o Pensamento Algébrico dos futuros professores envolvidos. Analisamos, a partir da Teoria Social da Aprendizagem desenvolvida por Wenger (1998), os processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico dos participantes no desenvolvimento de tarefas em uma das ações do projeto “Educação Matemática de Professores de Matemática” do programa “Universidade sem Fronteiras”. Essa análise nos possibilitou definir algumas formas de participação dos membros e explicitar reificações sobre pensamento algébrico, decorrentes de algumas interações nos processos de negociação de significados, que revelaram mudanças na identidade dos participantes em se formarem professores de Matemática.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.