A NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Argus Vasconcelos de Almeida Departamento de Biologia da UFRPE Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE.
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Departamento de Biologia da UFRPE Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE.

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, ensino de ciências, formação de professores

Resumo

Este trabalho é uma revisão teórica sobre a Natureza da Ciência na formação de professores da área do ensino das ciências. Parte-se de um panorama das metaciências em diálogo com demandas correntes para a educação científica e formação inicial de professores. Esta proposta decorre de nossa condição de formadores de professores no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE, particularmente com as disciplinas de prática como componente curricular. Estudos como esse têm dupla importância para o momento que estamos vivendo: situam-nos teórica e politicamente no campo dos estudos atuais sobre a Natureza da Ciência e suas implicações para a educação em ciências; e servem-nos de base para refletir sobre nossa prática docente e o currículo de formação de professores de ciências e biologia que temos e que desejamos construir. Sugere-se à guisa de conclusão a construção de um núcleo de pesquisa sobre Natureza da Ciência na UFRPE.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

de Almeida, A. V., & Farias, C. R. de O. (2016). A NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 16(3), 473–488. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/222

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.