FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
estágio curricular, sexualidade, metodologias, ensino fundamentalResumo
O presente trabalho tem sua origem numa pesquisa realizada durante o estágio curricular supervisionado do curso de Ciências Biológicas - modalidade licenciatura - da Universidade Federal de Goiás. O artigo descreve de forma crítica e analítica todas as etapas do estágio, em especial são analisadas as aulas desenvolvidas sob os temas: reprodução e sexualidade. As aulas foram ministradas para turmas de ensino fundamental do Colégio Estadual Santa Bernadete na cidade de Goiânia-GO. Para facilitar o processo de ensino aprendizagem as estagiárias dividiram os temas em subtópicos, para cada um foram desenvolvidos recursos didáticos variados. A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório, fazendo uso de entrevistas com alunos da escola, professores supervisores e graduandos para levantar dados que permitissem avaliar o sucesso das metodologias didáticas aplicadas pelos professores em formação inicial. Os diários de campo dos estagiários também foram utilizados para compor as análises. Pelas afirmações dos participantes considera-se que as metodologias atingiram seu objetivo no esclarecimento dos temas, os recursos utilizados não somente trouxeram entendimento como estimularam a participação dos alunos. O artigo apresenta-se organizado conforme as etapas do estágio e discorre em todas elas sobre as impressões dos professores supervisores, alunos da escola e graduandos durante o estágio, ressaltando, observações, anseios, planejamento e execução das atividades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.