ÁGUA NA VIDA COTIDIANA E NAS AULAS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
interações discursivas, ensino de ciências, conhecimentos prévios, imagens na educação em ciênciasResumo
Este artigo examina como uma professora de séries iniciais estabelece vínculos entre as contribuições iniciais dos alunos sobre o tema água e os elementos que irão compor a abordagem do tema nas aulas de ciências. Para isso, examinamos as interações discursivas nas primeiras aulas da sequência, buscando vínculos entre eventos que vão sendo evocados e desenvolvidos pela professora com intensa participação das crianças. Examinamos, ainda, as estratégias didáticas conduzidas pela professora, destacando-se a presença de recursos visuais nas atividades de produção de textos, entendendo-as como práticas de alfabetização e letramento no contexto das aulas de ciências. Para examinar a efetividade de tais estratégias e recursos mediacionais, analisamos alguns exemplares das produções dos alunos (textos e desenhos). Utilizaremos como critérios de análise: marcas do discurso da aula de abertura e das discussões preliminares à atividade na produção dos alunos; evidências de mudanças nos repertórios iniciais dos alunos; evidências de conexões entre a “água na vida cotidiana” e a “água como objeto de estudo de ciências”. O contexto da pesquisa é uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Contagem/MG.Downloads
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