PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO UMA INTERVENÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM CONTEXTO LÚDICO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p32Palavras-chave:
Formação docente, Perspectiva interdisciplinar, LudicidadeResumo
Este artigo deriva de um estudo de doutoramento que abordou a ação docente em um contexto de ensino de Ciências e de Educação Ambiental dentro das perspectivas de ludicidade e interdisciplinar. O recorte aqui apresentado discute os resultados obtidos através de uma Oficina de Produção Textual e de uma Oficina de Histórias em Quadrinhos usadas como ferramentas de coleta de dados para a avaliação desse estudo, analisando as percepções e concepções finais dos educadores quanto à Educação Ambiental e sua relação com o ensino de Ciências e às práticas pedagógicas interdisciplinares e lúdicas e discute também a percepção dos participantes no que tange às oficinas enquanto estratégias didático-pedagógicas. Os resultados observados indicam que os participantes apresentavam uma percepção mais ampliada e contextualizada no tocante à Educação Ambiental e às perspectivas lúdica e interdisciplinar. Tais resultados foram obtidos de forma dinâmica, contextualizada e crítica, assim entendemos que as ferramentas usadas foram eficientes como instrumentos de avaliação, trazendo informações mais subjetivas, além de terem sido bem aceitas pelos sujeitos no que concerne à sua utilização em sua prática docente, como recurso didático.Referências
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