USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE TRADUÇÃO GÊNICA NO ENSINO MÉDIO EM AULAS RELACIONADAS À BIOLOGIA MOLECULAR
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p212Palavras-chave:
Infográficos, Ensino de tradução, Síntese de proteínas, Biologia molecular, Ensino e aprendizagemResumo
A Biologia Molecular apresenta temáticas de alto grau de abstração e complexidade para abordagem no Ensino Médio. Dentre estas, está a tradução, que escapa à percepção sensorial. Os estudantes precisam de suportes de representações visuais dinâmicos para auxiliarem na construção mental coerente de fenômenos a nível molecular. Para esse fim, os pesquisadores elaboraram os infográficos em suportes digitais e dinâmicos baseados nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) do processo de tradução, que foram aplicados a estudantes do 3º ano. Ainda, analisaram a potencialidade desses recursos na perspectiva dos estudantes. A pesquisa foi qualitativa com base em questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados mostraram que os infográficos contribuíram significativamente para a compreensão e diminuição da abstração do tema e foram esteticamente atrativos, dinâmicos e concisos na transmissão do conteúdo. Concluímos, portanto, que a aplicabilidade dos infográficos é uma proposta interessante e promissora que vislumbra ferramentas de multimídia no contexto do Ensino Médio, levando em consideração os aspectos cognitivos dos estudantes ao utilizarem os princípios da TCAM.Referências
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