USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE TRADUÇÃO GÊNICA NO ENSINO MÉDIO EM AULAS RELACIONADAS À BIOLOGIA MOLECULAR

Autores

  • Virgínia Teodoro Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8830-8584
  • João Paulo Cunha de Menezes Fundação Universidade de Brasília, FUB, Brasil. Campus Universitário Darcy Ribeiro, qd-606 qd-607, Brasília, Distrito Federal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p212

Palavras-chave:

Infográficos, Ensino de tradução, Síntese de proteínas, Biologia molecular, Ensino e aprendizagem

Resumo

A Biologia Molecular apresenta temáticas de alto grau de abstração e complexidade para abordagem no Ensino Médio. Dentre estas, está a tradução, que escapa à percepção sensorial. Os estudantes precisam de suportes de representações visuais dinâmicos para auxiliarem na construção mental coerente de fenômenos a nível molecular. Para esse fim, os pesquisadores elaboraram os infográficos em suportes digitais e dinâmicos baseados nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) do processo de tradução, que foram aplicados a estudantes do 3º ano. Ainda, analisaram a potencialidade desses recursos na perspectiva dos estudantes. A pesquisa foi qualitativa com base em questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os resultados mostraram que os infográficos contribuíram significativamente para a compreensão e diminuição da abstração do tema e foram esteticamente atrativos, dinâmicos e concisos na transmissão do conteúdo. Concluímos, portanto, que a aplicabilidade dos infográficos é uma proposta interessante e promissora que vislumbra ferramentas de multimídia no contexto do Ensino Médio, levando em consideração os aspectos cognitivos dos estudantes ao utilizarem os princípios da TCAM.

Biografia do Autor

Virgínia Teodoro, Universidade de Brasília

Estudante do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela a Universidade de Brasília (2019).Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Possui especialização em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Tecsoma (2007). Atualmente é professora de Ciências e Biologia - Secretária Estadual de Minas Gerais e professora de Educação Básica de Ciências da Natureza - Secretária Municipal de Educação de Paracatu-MG. E também docente da Faculdade Atenas-MG nos curso de Pedagogia, Nutrição, Farmácia e Administração. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Citologia.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Teodoro, V., & Menezes, J. P. C. de. (2021). USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE TRADUÇÃO GÊNICA NO ENSINO MÉDIO EM AULAS RELACIONADAS À BIOLOGIA MOLECULAR. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 212–233. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p212

Edição

Seção

Artigos