AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OPÇÃO PARA ABORDAR A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: O CASO DO LÍTIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p313

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, História e Filosofia da Ciência, ensino de Química, estudo piloto

Resumo

Fruto de um estudo piloto que buscou inserir a História e Filosofia da Ciência (HFC) no ensino de Química em nível médio por meio das Histórias em Quadrinhos (HQs), esse artigo, visando o aperfeiçoamento metodológico de uma pesquisa maior, tem por objetivo analisar a adequação do instrumento de constituição dos dados e o processo de análise dos mesmos, bem como o potencial de uma HQ elaborada para realizar uma abordagem histórico-filosófica e proporcionar um aprimoramento das noções referentes aos elementos químicos e ao processo científico. Analisados por meio da Análise de Conteúdo, os resultados obtidos por meio de questionários indicam que esse tipo de material e abordagem são capazes de aprimorar tais noções. Porém, o estudo revelou não somente as potencialidades da estratégia metodológica pensada, mas também suas limitações, que puderam ser aperfeiçoadas na pesquisa final, as quais incluem: uma maior contextualização das perguntas e mediação por parte da pesquisadora, podendo ser feita por meio de rodas de conversa e observação participante, além do reforço de algumas ideias ao longo da HQ.

Biografia do Autor

Mônica Regina Vieira Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Química pela UNESP - Campus Bauru (2018). Mestra em Educação para a Ciência pela UNESP (2020). Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Educação para a Ciência na UNESP e membro do GPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência, Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química.  

Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora (2011) e Mestre (2004) em Educação para Ciência pela UNESP – Campus de Bauru; Especialista em Metodologia e Didática de Ensino pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (atual UENP, 1999); licenciada em Física e Ciências pela UFSCar (1982); licenciada em Matemática (UENP,1985); e licenciada em Pedagogia com Administração Escolar (1995). É membro do GPEC e do conselho editorial da revista Ciência & Educação. Atualmente é Profª Assistente do Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, ministrando as disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de Física (I a V) e Didática da Ciência, em curso de graduação; e Docência no Ensino Superior: abordagens de ensino, em curso de Pós-graduação.

Sandra Regina Teodoro Gatti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Física pela UNESP - Campus de Bauru (1995), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela UNESP (2000) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2005). Concluiu pesquisa em nível de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP- Bauru, financiada pelo CNPq, e membro do GPEC. É professora do Departamento de Educação da FC/BAURU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, História e Filosofia da Ciência no ensino, Metodologia e Prática de Ensino de Física.

Referências

Al-Balushi, S. M. (2013). The Effect of Different Textual Narrations on Students’ Explanations at the Submicroscopic Level in Chemistry. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 9 (1), 3-10. http://dx.doi.org/10.12973/eurasia.2013.911a

Alfonso-Goldfarb, A. M. (1994). O que é história da ciência. São Paulo, SP: Brasiliense.

Atkins, P. (2012). Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. (5a ed.). Porto Alegre, RS: Bookman.

Bailer, C., Tomitch, L. M. B., & D’Ely, R. C. S. F. (2011). Planejamento como processo dinâmico: a importância do estudo piloto para uma pesquisa experimental em linguística aplicada. Revista Intercâmbio, 24, 129-146. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/10118/7606

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.

Bastos, F. (1998a). História da Ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves considerações. In R. Nardi (Org.), Questões Atuais no Ensino de Ciências (pp. 43-52). São Paulo, SP: Escrituras.

Bastos, F. (1998b). O ensino de conteúdos de História e filosofia da Ciência. Revista Ciência & Educação, 5 (1), 55-72. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000100006

Beltran, M. H. R., Saito, F., & Trindade, L. dos S. P. (2014). Historiografia da História da Ciência. In M. H. R. Beltran, F. Saito, & L. dos S. P. Trindade (Orgs.), História da Ciência para formação de Professores (pp. 31-47). São Paulo, SP: Livraria da Física.

Callegario, L. J., Rodrigues Junior, E., Luna, F. J., & Malaquias, I. (2017). As imagens científicas como estratégias para a integração da História da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 835-852. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173835

Carvalho, L. S. (2010). Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada. (Dissertação de mestrado em Educação). Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nata, RN. Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14443/2/LeticiaSC_DISSERT.pdf

Carvalho, L. S., & Martins, A. F. P. (2009). História da Ciência na formação de professores das séries iniciais: uma proposta com quadrinhos. In Anais do 7º Encontro Nacional de Pesquisas em EducaçãoeEm Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/455.pdf

Castro, R. S. (2016). Investigando as contribuições da Epistemologia e da História da ciência no ensino das Ciências: de volta ao passado. In S. R. T. Gatti, & R. Nardi (Orgs.), A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: A pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula (pp. 29-52). São Paulo, SP: Escrituras.

Chizzotti, A. (2003). Pesquisa em ciências humanas e sociais. (6a ed.). São Paulo, SP: Cortez.

Fernandes, M. A. M. (2011). A abordagem da tabela periódica na formação inicial de professores de Química. (Dissertação de Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/90972

Fernández, I., Gil, D., Carrascosa, J., Cachapuz, A., & Praia, J. (2002). Visiones deformadas de la ciencia transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, 20(3), 477-488. Recuperado de https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21841

Flôr, C. C. (2008). História da Ciência na Educação Química: Síntese de elementos transurânicos e extensão da Tabela Periódica. In Anais do 14º Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, PR. Recuperado de http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0590-1.pdf

Gil-Pérez, D. (1993). Contribución de la historia y de la filosofía de las ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, 11(2), 197-212. Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21204

Goergen, P. (2014). Tecnociência, pensamento e formação na Educação Superior. Avaliação, 19 (3), 561-584. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300003

Hidalgo, M. R., & Lorencini Junior, A. (2016). Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 14, 19-38. Recuperado de https://ken.pucsp.br/hcensino/article/view/26106

Höttecke, D., & Silva, C. C. (2011). Why Implementing History and Philosophy in School Science Education is a Challenge: an analysis of obstacles. Science & Education, 20, 293-316. https://doi.org/10.1007/s11191-010-9285-4

Johnstone, A. H. (2000). Teaching of Chemistry - logical or psychological? Chemistry Education: Research and Practice in Europe, 1(1), 9-15. https://doi.org/10.1039/A9RP90001B

Kavalek, D. S., Souza, D. O., Del Pino, J. C., & Ribeiro, M. A. P. (2015). Filosofia e História da Química para educadores em Química. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 12, 1-13. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/21917

Kundlatsch, A. (2019). Enquadrando as Histórias em Quadrinhos na formação inicial de professores de Química: possibilidades e limites. (Dissertação de mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/181295

Leite, M. R. V. (2020). Histórias em Quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos. (Dissertação de Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192138

Locatelli, S. W., & Arroio, A. (2017). Dificuldades na transição entre os níveis simbólico e submicro - repensar o macro pode auxiliar a compreender reações químicas? Enseñanza de las Ciencias, (n. ext.), 4239-4244. Recuperado de https://ddd.uab.cat/record/183742

Martins, A. F. P. (2007). História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro Ensino Física, 24(1), 112-131. https://doi.org/10.5007/%25x

Martins, R. A. (2006). A História das Ciências e seus usos na Educação. In C. C. Silva (Org.). Estudos de História e filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino (pp. XVII- XXX), São Paulo, SP: Livraria da Física.

Martorano, S. A. A., & Marcondes, M. E. R. (2012). Investigando as ideias e dificuldades dos professores de química do ensino médio na abordagem da história da química. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 6, 16-31. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/11463

Matthews, M. R. (1995). História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense Ensino de Física, 12(3), 164-214. https://doi.org/10.5007/%25x

Nickel, E. H. (1995). The definition of a mineral. The Canadian Mineralogist, 33(3), 689-690. Recuperado de https://pubs.geoscienceworld.org/canmin/article-abstract/33/3/689/12679/The-definition-of-a-mineral

Porto, P. A. (2010). História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: Em busca dos objetivos educacionais da atualidade. In W. L. P. dos Santos, & O. A. Maldaner. Ensino de química em foco, Ijuí, RS: Unijuí.

Roque, N. F., & SILVA, J. L. P. B. (2008). A linguagem química e o Ensino da Química Orgânica. Quim. Nova, 31(4), 921-923. Recuperado de http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1320

São Paulo. (2012). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. (1ª ed. Atualizada). São Paulo, SP: SE.

Secretaria da Educação do Paraná. Educadores: Conteúdo de Língua Portuguesa - 18. A linguagem das histórias em quadrinhos. Recuperado de http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=724

Silva, A. M. (2011). Proposta para tornar o ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industrial, (731), 7-12. Recuperado de http://www.abq.org.br/rqi/2011/731/RQI-731-pagina7-Proposta-para-Tornar-o-Ensino-de-Quimica-mais-Atraente.pdf

Silva, S. R. R. T., & Amaral, E. M. (2016). Concepções sobre Substância: Relações entre Contextos de Origem e Possíveis Atribuições de Sentidos, Química Nova Escola, 38(1), 70-78. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20160011

Testoni, L. A. (2004). Um Corpo que Cai: as histórias em quadrinhos no Ensino de Física. (Dissertação de mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28032014-113618/pt-br.php

Vannuchi, A. I. (1996). História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula. (Dissertação de mestrado em Educação). Instituto de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/pt-br.php

Vasconcelos, F. G. G. C., & Arroio, A. (2013). Explorando as percepções de professores em serviço sobre as visualizações no Ensino de Química. Quimica Nova, 36(8), 1242-1247. https://doi.org/10.1590/S0100-40422013000800025

Vergueiro, W., & Rama, A. (2004). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo, SP: Contexto.

Wartha, E. J., Silva, E. L., & Bejarano, N. R. R. (2013). Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, 35(2), 84-91. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Leite, M. R. V., Cortela, B. S. C., & Gatti, S. R. T. (2021). AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OPÇÃO PARA ABORDAR A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: O CASO DO LÍTIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 313–332. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p313

Edição

Seção

Artigos