SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO COM A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p200

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação de Professores, Saberes Docentes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mapear quais saberes docentes são necessários desenvolver a fim de que professores implementem sequências didáticas inovadoras no Ensino Médio. Para isso, analisamos dois docentes do Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular (NUPIC) na aplicação de uma sequência didática sobre Dualidade Onda-Partícula com seus alunos da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Por meio das gravações das aulas e à luz de Tardif (2002), criamos categorias que explicitam a ação didática ao longo do curso. A partir delas, investigamos episódios específicos, mostrando que o desenvolvimento dos saberes curricular e experiencial é crucial para que a inovação ocorra.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro Sabino, Universidade de São Paulo

Ex-aluna do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo

Maurício Pietrocola, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Referências

Barojas, J. (1988). Cooperative networks in Physics Education. AIP Conference Proceedings, 173. New York: American Institute of Physics.

Barrelo Junior, N. (2010). Argumentação no discurso oral e escrito de alunos do ensino médio em uma sequência didática de física moderna. (Dissertação de mestrado, FEUSP, São Paulo). Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062010-140211/pt-br.php

Brasil. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Média e Tecnológica, Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf

Brockington, G. (2005). A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para alunos do Ensino Médio. (Dissertação de mestrado, IF/FEUSP, São Paulo). Recuperado de http://www.inf.unioeste.br/~reginaldo/FisicaModerna/emerson/A Realidade escondida a dualidade onda-part%Edculapara estudantes do Ensino M%E9dio.pdf

Gauthier, C. (1998). Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente, Ijuí: Unijuí.

Gil, D. P.; Senent, F. & Solbes, J. (1987). La Introducción a La Física Moderna: Un Ejemplo Paradigmático de Cambio Conceptual. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, (n. Extra ), p. 209-210.

Ludke, M. & Andre, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U.

Meirieu, P. (1998). Aprender... Sim, mas como? Porto Alegre: ARTMED.

Perrenoud, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas Sociológicas. Lisboa: Dom Quixote.

Rimmele, R. (2009). Videograph 2009: manual versão em inglês. Kiel: Universitat Kiel.

Sabino, A. R. (2015). Saberes Docentes desenvolvidos na inserção de Física Moderna no Ensino Médio: um estudo de caso. (Dissertação de mestrado, IB/IQ/IF/FEUSP, São Paulo). Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072015-101848/pt-br.php

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Siqueira, M. R. Da P. (2006). Do visível ao indivisível: uma proposta de Física das Partículas Elementares para o Ensino Médio. (Dissertação de mestrado, IB/IQ/IF/FEUSP, São Paulo). Recuperado de http://www.nupic.fe.usp.br/Publicacoes/teses/DissertMAXWELL.pdf

Sousa, W. B. (2009). Física das Radiações: uma proposta para o Ensino Médio. (Dissertação de mestrado, IB/IQ/IF/FEUSP, São Paulo) Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17092012-141621/pt-br.php

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes.

Tardif, M. & Lessard, C. (2008). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

Sabino, A. R., & Pietrocola, M. (2016). SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO COM A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(2), 200–216. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p200

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)