CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS JOGOS DIDÁTICOS SOBRE Aedes aegypti NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p285Palavras-chave:
Educação Popular, Promoção da Saúde, Problematização, ArbovirosesResumo
A Educação Popular pode contribuir na formação de cidadãos capazes de atuar na luta pela promoção da saúde, por incentivar diálogos e a participação popular na tomada de decisões. Jogos didáticos podem ser pensados para estimular debates que considerem a saúde de forma ampla, o que poderia ser de grande importância na questão das arboviroses, pela promoção de diálogos contextualizados com a realidade da população. Neste estudo, foi realizada uma revisão integrativa para mapear, no Brasil, o quanto os jogos didáticos relacionados ao mosquito Ae. aegypti e arboviroses apresentam enfoque em Educação Popular. Foram feitas buscas nas bases Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. Foram analisadas características dos jogos didáticos tais como o tema abordado, a linguagem utilizada, modalidade (individual ou em grupo) e público-alvo, permitindo um mapeamento e síntese qualitativa dos jogos identificados pela busca. A fim de identificar características de Educação em Saúde, foram elaborados critérios para analisar com que concepção de educação em saúde os jogos mais se identificavam e balizar a análise do referencial teórico apresentado pelos trabalhos. Oitenta e um trabalhos foram incluídos, descrevendo setenta e dois jogos, em sua maioria voltados para o ensino formal e fundamental. Prevaleceu nos jogos o enfoque em Educação Sanitária, caracterizado pela ênfase em transmitir informações como tratamento e sintomas, ciclo biológico do vetor e formas de prevenção. A participação popular era reduzida à execução de ações individuais de controle do mosquito, com ênfase na necessidade de eliminar criadouros apenas no âmbito das residências. Apesar de alguns jogos apresentarem características de Educação Popular em seu embasamento teórico, em nenhum o tema Saúde foi abordado de forma abrangente, englobando aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais. Os resultados apontam uma importante lacuna na produção e avaliação de jogos didáticos que problematizem os temas mosquito Ae. aegypti e arboviroses através de diálogos que valorizem os saberes populares e estimulem a ação popular na busca de soluções, no planejamento e tomadas de decisões.Referências
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